Virada de Mestre: estratégias fundamentais

28 de Março de 2014 Por SAP Blogs 0

O primeiro reality show do franchising brasileiro conta com empresas líderes no mercado para colaborar com o Centro Britânico, ajudando a melhorar o seu desempenho.

Nos episódios 12 a 17, algumas questões-chave foram abordadas e estratégias foram definidas para que o Centro aprimore seus negócios.

Conheça algumas lições aprendidas e implemente-as também na sua empresa.

1)      Padronização dos processos (ep. 12)

A padronização e registro minucioso de todos os processos é essencial para que o conhecimento seja mantido independentemente das alterações de funcionários e unidades. Em uma rede de franquias, esta medida é muito importante para evitar que cada novo franqueado altere processos e o que era regra vire exceção.

2)      Gestão de pessoas (ep. 13)

As pessoas são a alma do negócio. Para uma gestão corporativa estruturada, é necessário o alinhamento dos colaboradores internos com a missão e a cultura da empresa. Cabe aos gestores identificar, organizar e definir todas as responsabilidades dentro da empresa para que os papéis estejam bem definidos, melhorando o desempenho das atividades de cada um. Política de treinamentos permanente para os colaboradores é uma das maneiras de garantir esta eficiência.

3)      Comunicação eficiente (ep. 14)

Uma empresa interage com diversos públicos. Portanto, sua comunicação não pode ser única. Para ser assertiva, ela precisa estar adequada ao perfil daqueles a quem ela se dirige. Um plano de comunicação deve ser criado, detalhando as ações feitas em marketing, mensurado e comparando-as, além de também criar uma estratégia que tenha uma aproximação dos diretores e dos conselheiros com a rede.

4)      Organização financeira (ep. 15)

Ter uma organização financeira criteriosa é mais do que controlar o que se ganha e se gasta. Ela é estratégica para direcionar o modelo de negócio para o caminho mais eficiente. Trabalhar com uma planilha de demonstração de resultados detalhada possibilita uma visão ampla no negócio.

5)      Informação compartilhada (ep. 16)

Informação útil é informação compartilhada. As empresas geram um enorme volume de conhecimento, seja de seus processos, mercado ou do próprio negócio. Todo esse conteúdo deve estar armazenado, e não somente na memória de poucos colaboradores. Por isto existe a necessidade de uma plataforma que descentralize as informações e agilize a comunicação entre toda a rede de uma maneira amigável e eficiente.

6)      Sistema ERP (ep. 17)

O  sistema ERP não é só para grandes corporações. Empresas em expansão também podem, e devem, utilizar essa ferramenta que integra departamentos e operações. Os benefícios na utilização do SAP Business One incluem a integração das áreas da empresa, a extração de dados 100% confiáveis, e a gestão por sistema de indicadores. Com isto, o sistema ERP permite aumentar a receita e os lucros, além de otimizar a interação com colaboradores, clientes ou parceiros.

O Centro Britânico quer aprimorar sua gestão e continuar expandindo seu negócio,  e demonstra total disposição para a mudança. Gradualmente, os novos processos e plataformas estão sendo implantados em todas suas unidades.

O desafio é manter três elementos bem alinhados: pessoas, processos e tecnologia. Saber o que sua empresa faz e quais processos de cada área serão gerenciados pela tecnologia são fatores decisivos para o sucesso do empreendimento.

Assista aos episódios do Virada de Mestre e conheça todos os segredos que estão transformando o desempenho do Centro Britânico e contribuindo para que se fortaleça como uma franquia de excelência.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta