Mindfulness no ambiente de trabalho

3 de Abril de 2014 Por SAP Blogs 0

“Temos mais possibilidades disponíveis em cada momento do que imaginamos.” Thich Nhat Hanh

Sam Ping Foon, China At Sunset

A maneira de agir e reagir às situações de conflito afeta o local de trabalho. O conceito de mindfulness é um estado, bem como um treinamento, que desenvolve a inteligência emocional, aprimorando a auto-consciência e a capacidade de administrar as emoções que causam angústia. Seus benefícios, já mensuráveis por meio de pesquisas científicas, são a redução do stress, a diminuição da pressão arterial e da ansiedade, e  a melhora da memória.

Traduzida para o português como atenção plena, a prática já foi adotada pelas inovadoras empresas do Vale do Silício (Silicon Valley). E tem se expandido com rapidez pelo mundo corporativo, que busca aumentar a consciência dos trabalhadores sobre suas condutas e manter a mente mais saudável, estabelecendo um ambiente harmônico.

Aplicada ao trabalho, diz respeito a aprender a lidar com os conflitos, as pressões e a hiperconectividade do mundo contemporâneo. Neste contexto, um de seus eixos centrais está na capacidade de manter o foco, com potencial de melhorar especialmente três aspectos:

1. A mente

Com a prática do mindfulness, o indivíduo está consciente, a cada momento, dos pensamentos que surgem e das crenças e emoções que os alimentam. Ao ser necessário interagir com um colega ou desenvolver uma tarefa, a mente está apta a inibir os pensamentos que podem interferir na eficiência destas ações.   A mente permanece atenta ao seu funcionamento presente.

2. A tarefa

A atenção permanece focada na tarefa que está sendo realizada. A escolha é de se comprometer totalmente com os desafios e satisfações desta atividade. Aprende-se a evitar as incessantes distrações, como checar os e-mails, mandar mensagens de texto, navegar na web, ou ficar batendo papo, durante ou enquanto a tarefa continua pendente.

3. O ambiente

O trabalhador fica mais ciente do que está acontecendo ao seu redor. Ao contrário de estar disperso, permanece alerta às pessoas que transitam ao seu redor, às mudanças do ambiente, e pode identificar possíveis soluções e oportunidades.

A nova força de trabalho exige um ambiente agradável e colaborativo. Por meio de exercícios mentais e de respiração, a atenção plena oferece recursos tanto aos empregados como aos líderes para aprimorarem a capacidade de relacionamento e de lidar com os desafios.

O futuro dos negócios requer mudanças de paradigma na maneira de gerenciar os funcionários e o ambiente de trabalho. Fique atento à prática mindfulness e a seus benefícios para os negócios.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta