Como aproveitar o melhor de 3 gerações de trabalhadores?

8 de Abril de 2014 Por SAP Blogs 1

Sua empresa provavelmente conta com a colaboração de três gerações de trabalhadores ao mesmo tempo: Baby Boomers (já entre seus 60 e 70 anos), Geração X (nascidos entre meados dos anos 60 a início dos 80) e Millennials (Geração Y, nascidos desde o começo dos anos 80). Esta diversidade pode ser um fator gerador de grandes desafios, mas também de inovação e soluções.

Business executives discussing in a meeting

O mundo dos negócios e do trabalho está passando por muitas transformações, e é imprescindível saber lidar com as necessidades e expectativas dos grupos que estão convivendo. Apesar de alguns conflitos geracionais que podem surgir, a diversidade tem provado sua capacidade de produzir resultados positivos para o ambiente corporativo.

Pesquisa recente realizada pela companhia The Hartford mostra que 89% dos jovens Millennials concorda que os Baby Boomers são uma importante fonte de orientação, e que 93% destes concorda que a Geração X  agrega novas habilidades e idéias.

Como gerenciar esses profissionais em um mesmo local de trabalho de modo a estimular suas capacidades específicas e promover a colaboração  entre todos?

1)      Conexão

Constitua conselhos ou grupos de discussão com representantes de todas as idades. Diferentes perspectivas levam a maior criatividade e inovação. Além de ser uma maneira de fomentar bom relacionamento entre as gerações.

2) Valorização

Reconheça a contribuição que cada um está levando ao projeto. Deixe claro que a participação de cada um é importante, seja a de um jovem funcionário ou a de um colaborador de longa data. Destacar as habilidades de cada geração para que sejam compartilhadas também é bastante produtivo.

3)União

Enfoque continuamente nos objetivos em comum da equipe, tais como o crescimento de vendas, a expansão dos negócios, a melhoria do rendimento.  Enfatizar as metas que todos devem buscar como time, reunindo-os em torno de um propósito comum, ajuda a superar as diferenças entre gerações e construir laços mais fortes.

Tenha em mente esses passos para tirar o melhor proveito da coexistência de três gerações de profissionais atuando ao mesmo tempo no ambiente de trabalho. Ao invés de uma situação de conflito, transforme a diversidade etária em uma vantagem para os negócios.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta