Insira a colaboração social na sua empresa

28 de Maio de 2014 Por SAP Blogs 0

colaboração social

De acordo com um recente relatório da consultoria McKinsey, funcionários de escritório gastam em média 65% do tempo interagindo com outras pessoas e, desse tempo, cerca de 28% é gasto lendo, escrevendo e respondendo e-mails. Estima-se que a implementação de tecnologias que permitem a colaboração social aumenta a produtividade do trabalho entre 20% a 25%.

A colaboração social tem como objetivo aumentar a eficiência operacional, solucionar problemas de comunicação, criar oportunidades para socialização entre equipes diferentes e impulsionar a produtividade dos funcionários. Essa mudança proporciona aos funcionários, clientes e fornecedores um ambiente menos rígido a fim de deixá-los mais à vontade para se comunicarem.

Veja um exemplo: ao adaptar a comunicação de emails para as plataformas sociais, a eficiência pode ser aumentada de várias maneiras:

  • As informações são repassadas com maior facilidade e rapidez.
  • As informações podem ser acessadas remotamente por diferentes dispositivos. Não há mais a necessidade de criar ambientes isolados e de acesso restrito.
  • As tomadas de decisões são mais rápidas e o ruído da comunicação é diminuído.

Além de ser facilitadora na comunicação interna da empresa, a colaboração social também tem seus benefícios na interação com os consumidores da marca:

  • Demonstração de acessibilidade entre cliente e empresa
  • Transparência e credibilidade de marca
  • Acesso às opiniões dos clientes e feedback em tempo real

A colaboração social é um recurso excelente para ser implementado em grandes empresas e PMEs. Cabe às empresas se dedicarem a essa mudança para que não se dê de forma traumática. Propor um treinamento aos funcionários é fundamental para que todos usufruam e aproveitem esse recurso de forma adequada e benéfica.

Tags: ,

Deixe uma resposta