Soccer team in a huddle

Inovação e Liderança: encontre o equilíbrio

17 de Junho de 2014 Por SAP Blogs 0

img_4

Imagine uma sala com 20 pessoas e cada pessoa possui uma ideia inovadora. Imagine também que todos na sala querem colocar em prática suas ideias. Parece um pouco confuso, não é mesmo?

Qual ideia colocar em prática primeiro? Qual proposta não é adequada aos negócios? Dentro de uma PME é fundamental ter um líder, uma pessoa perceptiva que conhece muito bem os negócios e consegue analisar as ameaças e as oportunidades.

Inovar é importante para se posicionar a frente dos seus concorrentes. Mas como um líder deve engajar seus funcionários para que eles participem desse processo de inovação?

– Um líder deve perceber que os empregados não são motivados apenas por status, poder ou dinheiro, eles se preocupam em serem reconhecidos por seus valores e comprometimento. Motivar os funcionários emocionalmente e reconhecê-los por seus trabalhos realizados é essencial para que estejam sempre empenhados em oferecer o melhor para a empresa.

– Ninguém é capaz de analisar novas oportunidades ou sugerir novas ideias quando existe uma infinidade de tarefas a serem entregues em um curto prazo.  É importante que o líder treine a sua equipe para estabelecer e cumprir tarefas dentro de um prazo confortável tanto para a empresa quanto para o cliente. Em empresas inovadoras, os funcionários tiram entre duas e três horas por semana para poderem buscar e discutir novas propostas de inovação.

Liderar não é apenas ditar regras, dizer o que é certo ou errado. Liderar é entender a essência do negócio, é guiar e envolver os funcionários para que todos trabalhem rumo a um mesmo objetivo.

Tags: , ,

Deixe uma resposta