CMO, essa é a sua hora!

11 de Agosto de 2014 Por SAP Blogs 0

img_13

Pense por um instante. Quando foi a última vez que você viu uma comunicação em um jornal ou revista e disse “Nossa, era esse produto ou serviço que eu precisava. Vou comprar”.

Agora, pense na última vez que você comprou algo pela internet.

Essa grande diferença de tempo não é só na sua vida. O mundo está cada vez mais digital e as empresas estão se atualizando para não perder dinheiro. Mas, diferente do que aparenta, a principal mudança não está em como oferecer produtos ou serviços via internet, as mudanças estão acontecendo dentro das empresas, mais especificamente dentro da mente de cada CMO.

O CMO está se reinventando com mais velocidade, em um compromisso mais amplo e de maiores responsabilidades. Por exemplo, com as análises de Big Data, ele tem o poder em mãos para traçar estratégias de sucesso. O mesmo vale para preventivas de mercado.

Nuvens, redes sociais, mobilidade, comportamento de compra, experiências do consumidor e e-commerce. Cada dia mais os CMOs estão se reunindo com os CDOs. O marketing precisa englobar todas as alternativas digitais para crescer no mundo real.

Mas atenção, todas essas novas e incontáveis informações online precisam ser referência e não direção. Por exemplo, um CMO não pode se basear no que aconteceu nos últimos 4 meses e destinar o rumo da empresa como se os próximos 4 fossem exatamente iguais, como se o dia a dia dos clientes fosse em looping. É necessário estudar, refletir, mas sempre ter como objetivo os próximos passos. O que vem agora? Como vamos inovar diante disso? O Big Data não é uma bola de cristal e a imprevisibilidade do futuro é tão alta quanto em qualquer outro lugar.

O marketing é um processo mutante e que não espera ninguém. O desenvolvimento digital apenas acelerou isso. Sendo assim, vale lembrar que quanto mais rápido o carro, melhor tem que ser o motorista. CMO, essa é a sua hora.

Tags: ,

Deixe uma resposta