O seu futuro vai ser small ou Big Data?

29 de Setembro de 2014 Por SAP Blogs 0

BIg_Small

Em tecnologia, o termo Big Data aborda um gigantesco armazenamento de dados com “5Vs” (velocidade, volume, variedade, veracidade e valor). Ele permite que uma empresa organize milhões de informações para os mais diversos objetivos.

Na maioria das empresas, ele é usado para decifrar os gostos e comportamentos dos clientes, gerando vendas cada vez mais personalizadas e frequentes. O Big Data também se mostra útil para a captação de novos clientes e, não raro, a inspiração para produtos e serviços inéditos.

A princípio, podemos destacar 7 pontos importantes para que uma empresa comece a trabalhar com Big Data.

1) Coleta de dados

Um processo que parece muito simples, mas é extremamente importante. É através da coleta dos dados produzidos pela empresa que será possível conseguir informações factíveis para novas percepções e caminhos. Hoje, há várias maneiras de se fazer isso como, por exemplo, a implementação do código aberto Hadoop.

2) Divida as informações em categorias

Faça uma análise dos dados que você está coletando. Quais apresentam potencial para vantagens comerciais? Quais podem ajudar a servir melhor os clientes? Uma vez que os dados são organizados e priorizados, você vai ser capaz de decidir melhor os seus próximos passos.

3) Não desperdice as informações e estratégias atuais

Um sistema de Big Data não é uma substituição dos seus sistemas de gerenciamento de dados. Ele, ao contrário, é um complemento. Tanto que as ferramentas mais comuns de processamento de dados possuem soluções integradas para Big Data.

4) Não hesite em usar a nuvem

Ao invés de tentar descobrir o tamanho da infra-estrutura para um trabalho de Big Data, considere o uso da nuvem. Muitas soluções baseadas em nuvem, como o Amazon Web Services, oferecem serviços baseados em assinatura. Já o Elastic MapReduce (EMR) e DynamoDB (um banco de dados NoSQL) são focados em processamentos de Big Data.

5) Usuários auto-suficientes

Ao integrar o Big Data na sua empresa, é essencial fornecer acessos de auto-atendimento para todo funcionário que for utilizá-lo. Cada um deles deve ter condições para trabalhar à sua maneira, tendo campos personalizados e realizando análises individuais.

6) Administre os dados

Desde o início, é importante estabelecer uma política de unidade de negócios e de supervisão para o seu Big Data. É essencial que tudo esteja correto, constantemente atualizado e que seja possível destacar quais análises devem ser aprofundadas para qualquer tipo de melhoria ou progresso da empresa.

7) Pense coletivamente para jamais ir sozinho

Entender como aproveitar o Big Data pode ser uma tarefa difícil para as empresas, especialmente para as equipes de gerenciamento de dados. É importante a criação de uma equipe específica, que vai trabalhar com os executivos e especialistas de dados já existentes dentro da empresa. Todos também devem considerar trabalhar com empresas de consultoria externa para auxiliar no desenvolvimento de diversas estratégias de Big Data.

Antigamente, os executivos de sucesso diziam “pense grande”. Hoje, todos estão dizendo “pense Big Data.”

Tags: , , ,

Deixe uma resposta