Pesquisa revela que adoção de computação em nuvem no setor de serviços financeiros aumentará em cinco anos

29 de Setembro de 2014 Por SAP Notícias Brasil 0

Dados de pesquisa da SAP e da consultoria Ovum apontam que o uso de aplicações em nuvem deve ajudar bancos e seguradoras a simplificar operações, desenvolver produtos melhores e entrar com mais rapidez em novos mercados

São Paulo – Uma recente pesquisa realizada pela SAP e a consultoria Ovum aponta que a demanda por tecnologias em nuvem aumentou entre bancos de varejo e companhias de seguro. As soluções adquiridas como um serviço mensal de assinatura (Software as a Service – SaaS), agora, estão sendo consideradas em quase todos os novos projetos de investimento em TI dessas organizações.

Para Daniel Mayo, analista-chefe da Ovum, os resultados revelam um novo nível de maturidade da computação em nuvem no setor de serviços financeiros. “A nuvem está sendo vista como um indutor de crescimento para bancos e seguradoras, e não apenas como um meio para reduzir custos. Essas instituições estão adquirindo soluções SaaS para simplificar operações, desenvolver produtos melhores e entrar com mais rapidez em novos mercados. O setor está deixando claro que o modelo SaaS vai mudar radicalmente os cenários bancários e seguradores”, comenta  Mayo.

As instituições financeiras sofrem uma pressão cada vez maior por lucro e rentabilidade e, agora, percebem que a nuvem pode gerar eficiência e vantagens competitivas. O estudo destaca que o SaaS já está apoiando a maior parte das funções nas linhas de negócios (marketing, vendas, RH, compras, entre outras) das instituições, como evidenciado por 42% dos bancos e 36% das seguradoras.

Alguns destaques da pesquisa:

  • Os responsáveis pela tomada de decisão na área de TI dos bancos de varejo esperam ver um maior investimento na nuvem futuramente. No total, 42% prevêem que o modelo experimentará um “aumento significativo” nos próximos 18 meses. Nas seguradoras, essa parcela é de 33%.
  • O modelo SaaS é a opção preferida para 27% dos bancos e seguradoras, com outros 42% considerando-o ideal para projetos individuais de TI.
  • Dentro das linhas de negócios, 49% dos tomadores de decisão esperam registrar um aumento significativo dos investimentos em SaaS nos próximos 18 meses. Eles se concentrarão mais fortemente nas funções operacionais das seguradoras e no cumprimento de metas de crescimento dos bancos.
  • Entre os que tomam decisão de TI, 80% concordam com a visão de que SaaS permite que as organizações respondam mais rapidamente às oportunidades de mercado.
  • Em relação às principais barreiras para uma maior adoção do SaaS, bancos e seguradoras citam preocupações relacionadas com conformidade regulatória (36%), confiabilidade e disponibilidade (35%) e dificuldade de integração de aplicações como serviço com os sistemas já existentes (31%)

A pesquisa foi realizada com responsáveis pela tomada de decisões de 400 bancos e companhias de seguros da América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e América Latina.

SAP na vanguarda da nuvem para serviços financeiros

De acordo com Paulo Vieira, vice-presidente de vendas para serviços financeiros da SAP Brasil, a SAP tem o objetivo de tornar a nuvem mais acessível para empresas financeiras. “Podemos proporcionar uma experiência de nuvem que moderniza processos de negócios com especificações exclusivas do cliente, seja em uma nuvem pública híbrida ou gerenciada”, afirma o executivo.

Para ajudar os clientes a implantar rapidamente a infraestrutura de nuvem de sua escolha, a SAP oferece o SAP HANA Enterprise Cloud, um serviço de nuvem totalmente gerenciado, baseado no modelo de assinatura, para executar aplicações de missão crítica em tempo real, com análise de Big Data.

Sobre a Ovum

A Ovum é uma importante empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia. Por meio de seus 180 analistas distribuídos por todo o mundo, oferece análise especializada e visão estratégica nas áreas de TI, telecomunicações e mídia. Com 23 escritórios em seis continentes, a Ovum oferece uma perspectiva global dos setores de tecnologia e mídia e oferece a milhares de clientes ferramentas de workflow, previsões, pesquisas e avaliações de mercado, auditorias de tecnologia e opinião. Para obter mais informações, visite www.ovum.com.

Sobre a SAP

Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalharem juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a 261 mil clientes no mundo condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse o site www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e o Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a Imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP Brasil

Alex Cabral, acabral@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0406

Laís Kokumai, lkokumai@tv1rp.com.br, Tel.11 3677-0834

Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353

Talita Marcon, tmarcon@tv1rp.com.br  Tel. 11 3677-0423

SAP Brasil

Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

Baixar versão PDF 

Tags: ,

Deixe uma resposta