Quais serão as diferenças e desafios da força de trabalho em 2020?

22 de Outubro de 2014 Por SAP Blogs 0

millennials

O sucesso empresarial depende primordialmente do capital humano da empresa. A combinação certa de habilidades, pessoas e cultura pode significar vantagem decisiva para uma empresa ou indústria. A força de trabalho em 2020 será significativamente diferente das que a antecederam e grandes mudanças estarão em curso.

O ambiente de trabalho do futuro será muito diverso. Diferentes gerações trabalharão para uma mesma empresa, compartilhando conhecimento, habilidades, experiências, hábitos e motivações.  Com uma nova geração ingressando no mercado de trabalho e maiores opções de empregos disponíveis, a gestão eficaz da força laboral torna-se o principal ponto estratégico dentro da economia global. Novas oportunidades surgem tanto para funcionários quanto para empregadores – mas surgem riscos também.

Para criar estratégias para a força de trabalho de 2020, as empresas precisam se adaptar às mudanças demográficas e às novas preferências dos trabalhadores, bem como à sua capacidade de construir novas habilidades, capacidades e revitalizar sua organização. Para tanto, é necessário investir em novas tecnologias, globalizando as operações para competir com novos concorrentes.

Em 2020, as principais tendências que impactarão a estratégia da força de trabalho são a entrada da geração Millennial, a globalização da oferta de mão de obra e a dificuldade para recrutar trabalhadores com habilidades de nível básico.

Para construir uma força de trabalho que atenda às necessidades de negócios, as empresas enfrentam desafios como o baixo nível de lealdade dos funcionários, acesso limitado à tecnologia adequada e a falta de liderança qualificada. Por isso, os executivos têm optado por consultores e trabalhadores autônomos. Além disso, as empresas estão diversificando cada vez mais seus funcionários, compondo equipes com grupos mais amplos de idades e nacionalidades.

Então, para prosperar e vencer as dificuldades, as companhias devem tomar medidas para superar as dificuldades atuais:

– O mal-entendido Millennial: entender os fatores positivos e negativos da entrada dessa nova geração no mercado de trabalho.

– Oferecer recursos e benefícios relevantes: alinhar o que a empresa oferece de benefícios e o que a força de trabalho espera, gerando assim compromisso e lealdade dos funcionários.

– O penhasco da liderança: preparar melhor os líderes, para que compreendam como lidar com os Millennials.

– Superar a lacuna de competências: criar uma cultura de aprendizagem que capta e perpetua conhecimento enquanto capacita os funcionários.

Acesse o estudo da Oxford Economics – The 2020 Workforce – para saber mais sobre a força de trabalho do futuro.

Tags: ,

Deixe uma resposta