Colaboração digital, o que esperar em 2015?

12 de Fevereiro de 2015 Por SAP Blogs 0

Print

O conceito de colaboração, a ideia de dois ou mais indivíduos cooperando juntos para a realização de uma atividade, sempre esteve intrínseco nas relações corporativas. Novas ferramentas tecnológicas possibilitaram a ampliação desse conceito, permitindo a conexão rápida e fácil entre equipe, parceiros e clientes.

Apesar de todos seus benefícios, a colaboração digital ainda enfrenta desafios para ser implementada no dia a dia empresarial. Um exemplo disso é que o principal canal social dentro das empresas continua a ser o bom e ultrapassado e-mail. Por isso, em 2015 a colaboração digital passará por mudanças para evoluir e popularizar-se. Saiba o que esperar e como se preparar para o futuro colaborativo.

Experiência do usuário

Por que o e-mail continua sendo uma ferramenta tão utilizada? Porque todos já estão familiarizados, e a interface do usuário é simples. O grande desafio das ferramentas de colaboração digital é criar experiências intuitivas, rápidas e simplificadas. Os softwares de gestão de conteúdo serão cada vez mais fáceis de utilizar, incentivando sua implementação.

Mídias Sociais

As soluções de colaboração digital vão auxiliar os projetos de mídias sociais. O intuito é ter ferramentas capazes de monitorar, analisar e produzir informações sobre como sua marca é vista e como realmente seu cliente se sente. Além de melhorar o gerenciamento de imagem, os resultados podem ser utilizados para a solução de problemas ou ainda, o feedback gerado nas mídias sociais pode ser integrado ao desenvolvimento de novos produtos para o mercado.

Mobilidade

A mobilidade tem desempenhado um papel crescente na colaboração empresarial, e essa demanda vai continuar a crescer rapidamente também na colaboração digital. Graças às plataformas de colaboração em nuvem, funcionários e clientes poderão se conectar por meio de dispositivos que já utilizam diariamente. Nesse sentido, é necessário capacitar a equipe para explorar ao máximo essas vantagens.

Relacionamento com o cliente

A colaboração com clientes pode gerar valor por meio do compartilhamento de informações e processos de forma rápida e, acima de tudo, segura. O objetivo é fazer com que cada vez mais clientes se sintam seguros e capacitados para utilizar a colaboração digital, aumentando a produtividade e acelerando resultados.

A colaboração digital está evoluindo, e em 2015 passará por novas transformações para adaptar-se à realidade do mercado. E sua empresa, está pronta para adaptar-se também?

Tags: ,

Deixe uma resposta