Soccer team in a huddle

Revolucionários: Schutz feitos para andar

1 de Abril de 2015 Por Judith Magyar 0

Uma gigante brasileira do setor de calçados implementou o comércio onicanal da hybris para destacar-se em relação à concorrência.

Calçados, mais do que qualquer outro acessório, deixam claro quem somos ou quem queremos ser. Segundo algumas estimativas, calçados respondem por um terço de todas as compras on-line de acessórios. Todos já ouvimos clichês sobre como as mulheres nunca têm calçados o suficiente em seus guarda-roupas, e estudos parecem respaldar essa ideia. Diz-se, por exemplo, que mulheres nos EUA gastam em média USD 20.000 em calçados durante a vida inteira, enquanto mulheres do Reino Unido compram em média 13 pares de calçados anualmente, algo que certamente é muito difícil de acreditar. Mas não deixe que esses estereótipos o enganem: essa atenção aos calçados é 01compartilhada também por muitos homens, especialmente aqueles com menos de 45 anos que, com seus sapatos esportivos, seguem os passos das mulheres. Fica claro que, independentemente do gênero, o mercado de moda não mostra sinais de letargia.

O setor de moda está preparado para lucrar ainda mais com o aumento do espaço das mulheres no mercado de trabalho e sua contínua ascensão no mundo dos negócios. Essa tendência talvez seja ainda mais forte no Brasil, onde 11 milhões de mulheres entraram no mercado de trabalho na última década.

Graças a esse fenômeno e à abordagem centrada em inovação, a Arezzo, mais popular empresa brasileira do setor de calçados, está experimentando um rápido crescimento. A Arezzo abrange quatro diferentes marcas, como a Schutz, e cada uma é voltada a diferentes públicos, cobrindo desde luxuosos modelos de pele de cobra para clientes como Gisele Bündchen até rasteirinhas modernas e sapatos de salto alto elegantes para o cotidiano das trabalhadoras. Todas as quatro marcas têm lojas em shoppings brasileiros, cada qual com seu próprio estilo e identidade.

Desbravando o onicanal no Brasil

Um dos maiores desafios da Arezzo foi o alinhamento da marca. A primeira etapa foi implementar o SAP ERP em toda a empresa no ano passado para integrar os processos. Em seguida, tomaram a decisão estratégica de lidar com o e-commerce como uma loja-conceito. A empresa implementou o hybris B2C Commerce, uma solução completa de comércio onicanal que proporciona uma experiência excepcional ao cliente por meio de pontos de contato físicos e digitais, permitindo que seus negócios on-line funcionem como uma vitrine para a marca, diferenciando-a da concorrência. Essa jogada foi fundamental para aumentar a fidelidade e impulsionar as vendas.

Este mês, a empresa divulgou os resultados de 2014: crescimento de 2% nos lucros, apesar do aumento nas despesas operacionais. Com o crescimento econômico do Brasil praticamente estagnado, esses realmente são resultados bastante positivos.

Imagens: Shutterstock

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta