Soccer team in a huddle

Cinco provas de que a Economia Digital simplifica os negócios

8 de Maio de 2015 Por Ivy Leça 3

Da época em que as pessoas levavam bens de consumo para trocar por outros produtos nos grandes mercados a céu aberto, até as moedas digitais de hoje em dia, a economia traçou uma longa trajetória. Assim como a relação entre as pessoas e o dinheiro, ela não para de evoluir.

A Economia Digital mudou a forma como compramos, vendemos e até como enxergamos o dinheiro e o seu valor. Confira cinco provas de que a Economia Digital pode simplificar os negócios:

Serviço integrado para o cliente

Na economia tradicional, os serviços oferecidos por uma empresa no pós-venda são considerados um item não-essencial. Com o poder da hiperconectividade, os serviços deixam de ser opcionais e se tornam parte do pacote. Um exemplo são os produtos com a tecnologia IoT: imagine que você comprou uma geladeira ou um carro; algum tempo depois, a geladeira para de resfriar ou o carro apresenta um superaquecimento fora do normal. Os sensores incorporados aos sistemas desses produtos alertarão imediatamente o fabricante, que informará ao proprietário as melhores opções de serviço e soluções disponíveis, antes mesmo do problema se agravar. É uma nova experiência de compra para o consumidor.

Dados para melhorar e ampliar

A hiperconectividade também permite que a empresa faça um acompanhamento constante dos dados dos sensores. As informações recolhidas e analisadas serão muito importantes para a equipe de tecnologia, permitindo que engenheiros identifiquem melhorias e até mesmo extraiam insights para inovar e criar novas oportunidades de maximizar as vendas das linhas de produtos existentes.

Sustentabilidade e precisão na agricultura

A análise de dados é, atualmente, a base para a criação de uma agricultura sustentável, criando maior valor para toda a cadeia agrícola ao colaborar com questões ecológicas, econômicas e sociais. O agricultor, entre outras coisas, pode obter insights de como aumentar a qualidade e o rendimento de suas colheitas. Os gerentes do setor podem tomar melhores decisões com base na análise de dados meteorológicos, níveis de chuva e mudanças climáticas locais, alinhadas a informações como especificações das sementes, fertilizantes e pesticidas utilizados, etc. Assim, é possível criar cenários de longo e curto prazo e determinar como alcançar o melhor rendimento e crescimento de receita, mantendo a saúde das terras.

Logística mais eficiente

A Economia Digital também torna os processos de estoque, transporte e entrega de cargas mais ágeis, seguros e eficientes. Um bom exemplo é o porto de Hamburgo, que conseguiu aumentar sua capacidade, expandindo nos pontos certos. Ao capturar e unir dados, o porto permitiu que os motoristas das entregas tivessem acesso direto a informações sobre vagas de estacionamento, tráfego e a situação atual no porto por meio de um dispositivo móvel. Como resultado, o tempo de espera para carga e descarga reduziu, as rotas dos caminhões tornaram-se mais eficazes e a comunicação tornou-se melhor e mais racionalizada. O porto de Hamburgo também está planejando incluir outras informações sobre a localização dos navios de carga, contêineres e operadores de terminais para otimizar e simplificar ainda mais a movimentação de carga.

Otimização de tempo e simplificação de processos

Existem inúmeros exemplos de como a Economia Digital pode facilitar nosso dia a dia, poupando recursos, esforços e um tempo precioso. Imagine que você está partindo para uma viagem de negócios: todas as reservas e obrigatoriedades no processo de embarque no aeroporto podem ser realizadas facilmente por meio de um dispositivo móvel, simplificando seu embarque. E a trabalhosa tarefa de reunir recibos e preencher um formulário de reembolso de viagens para a sua empresa também pode ser feita no seu smartphone, basta tirar uma foto dos recibos durante a viagem e anexá-los à sua solicitação de reembolso, eliminando a preocupação com papéis perdidos ou danificados.

Quanto maior o volume de dados que podem ser coletados, maiores as chances de tornar tudo mais complexo e confuso. No entanto, as novas tecnologias existem justamente para manter tudo simples e fácil, como pagar suas contas em um clique ou gerenciar todas as finanças da sua empresa com uma única plataforma, tudo isso graças à Economia Digital.

Deixe uma resposta