Soccer team in a huddle

Como acabar com as incertezas da sua força de trabalho sobre o futuro

14 de Maio de 2015 Por Ivy Leça 0

Se por um lado os empregadores enfrentam o desafio permanente de manter seus funcionários motivados e felizes, evitando a alta rotatividade de pessoal, por outro, grande parte da força de trabalho vive uma insegurança constante a respeito do seu futuro na empresa.

Se você já foi empregado em alguma corporação, deve conhecer o cenário: perceber que seu volume de tarefas tem diminuído, que a empresa está trabalhando para reduzir custos ou notar algumas mudanças no fluxo de trabalho sem um motivo aparente pode deixar qualquer funcionário pensativo. Qual será o próximo passo? E não o há nada pior do que o medo e a incerteza de estar ou não empregado na semana seguinte.

Pode parecer exagero, mas não é. O estudo Workforce 2020, realizado pela Oxford Economics e patrocinado pela SAP, revela que uma das principais preocupações entre os funcionários é a obsolescência no trabalho. Eles têm medo de não ter as competências e habilidades necessárias para apoiar seus empregadores ao longo dos próximos cinco anos, o que coloca seu valor dentro da empresa em cheque.

O medo de perder o emprego impacta diretamente o engajamento, produtividade e desempenho dos negócios. Funcionários incertos sobre o futuro estão mais propensos a procurar um novo emprego sem antes conversar com seus empregadores sobre o assunto. Assim, as empresas vão perdendo uma parte significativa de seus talentos sem saber ao certo o motivo. Para evitar todas essas questões, cabe ao empregador se certificar de que os funcionários tenham uma visão mais ampla e clara sobre o seu futuro:

* Conheça seus talentos e incentive o crescimento. Por que você precisa contratar um novo gerente de vendas sendo que tem um funcionário que conhece todos os processos do seu negócio do começo ao fim? Explore o potencial dele, desenvolva treinamentos para aprimorar suas habilidades em liderança e promova-o.

* Comunicação é essencial em qualquer relacionamento. Seus funcionários estão cientes das oportunidades disponíveis dentro da empresa? Você sabe se os objetivos deles a longo prazo mudaram desde que entraram para companhia? Mantenha contato com sua força de trabalho, conheça seus desejos e mostre como a empresa pode ajudá-los.

* Crie rotatividade de funções. Muitos empregadores têm receio quanto a essa prática, mas permitir que os funcionários atuem em cargos temporários, proporciona que eles obtenham um conhecimento inter-organizacional, além de ser a melhor forma de descobrir novos talentos, que nem ele, nem a liderança poderiam ter notado antes.

* Prepare e incentive sua equipe para conviver com mudanças. Novidades podem refletir incertezas, por isso é importante mostrar que mudar também pode ser positivo. Desenvolva programas ativos que preparem as pessoas para funções de liderança e posições “seniores” é uma forma de tornar a mudança menos impactante.

* Fomente uma cultura corporativa que apoia o desenvolvimento contínuo e a aprendizagem em todos os níveis. Não apenas a parte técnica referente a cada setor, mas crie oportunidades de explorar novos conhecimentos e talentos que podem ser colocados em prática a longo prazo.

Mostrar aos seus funcionários que eles tem a oportunidade de ter um longo e proveitoso futuro dentro do seu negócio é a melhor forma de garantir o próprio futuro do negócio.

Tags:

1 comment

Deixe uma resposta