Soccer team in a huddle

Sete categorias de softwares essenciais para o crescimento da sua PME

21 de Maio de 2015 Por Ivy Leça 7

Segundo a pesquisa Ambição. Por que é importante ser ambicioso e como as PMEs estão alcançando suas metas, realizada pela Circle Research e patrocinada pela SAP, a principal prioridade das PMEs é o crescimento. Para alcançar esse objetivo, elas devem primeiramente estar preparadas para crescer. Um dos maiores erros das empresas em ascensão é não pensar no próximo passo. À medida que um negócio cresce, cresce o volume de trabalho, de dados, de processos, e surge a necessidade de obter novos softwares e sistemas de gerenciamento mais completos para não se perder no meio do caminho e deixar de atender a demanda.

Mas como uma empresa em crescimento pode investir em plataformas robustas, considerando seu reduzido poder de investimento? Nem sempre o mais sofisticado e mais caro é o mais indicado. Confira a seguir sete tipos de softwares acessíveis e altamente escaláveis para PMEs:

Suíte de Escritório

É composta pelas ferramentas de que todos os negócios precisam: editores de texto, planilhas, apresentações, entre outras. As maiores vantagens das suítes de escritório para as PMEs são a possibilidade de customizar os pacotes de acordo com suas necessidades, e a integração em nuvem, que permite que funcionários autorizados acessem documentos a partir de qualquer dispositivo, além de reduzir os gastos com manutenção do servidor da empresa.

Gestão de pessoas

Do processo de seleção à avaliação de funcionários, existe uma variedade de ferramentas e aplicativos para facilitar o dia a dia do RH. A possibilidade de coletar e analisar dados de desempenho é especialmente interessante para PMEs, pois auxilia as estratégias de contratação e retenção de perfis melhor direcionados.

Rede colaborativa

Criar uma rede social privada para sua equipe pode ser a melhor forma de incentivar a cultura colaborativa e a interação entre setores, sem expor informações e dados corporativos em redes públicas.

Gestão financeira

Sistemas que integram ferramentas de ERP e CRM oferecem soluções mais completas para o desenvolvimento de estratégias de direcionamento de investimentos e projeção de crescimento das PMEs. Com a simplificação de processos por meio da tecnologia, a gestão financeira deixa de ser tão complexa e passa a desempenhar um papel mais estratégico dentro do negócio.

Atendimento ao cliente

Para aumentar a produtividade do serviço de atendimento, novas plataformas permitem gerenciar interações, analisar a satisfação e entregar uma experiência mais completa aos clientes, unificando os canais de relacionamento. Dessa forma, as PMEs conseguem manter um atendimento de qualidade, mesmo tendo um departamento reduzido devido à sua infraestrutura ou orçamento.

Comunicação móvel

Aplicativos de comunicação móvel oferecem justamente o que as PMEs precisam: simplicidade, serviço sob demanda e agilidade. Sem a necessidade de um processo extenso de implementação, uma empresa pode realizar reuniões online com compartilhamento de tela entre membros de uma equipe em diferentes localidades. O gerenciamento de projetos online permite ainda trabalhar com funcionários remotos, mantendo a organização e o fluxo dos processos.

Soluções customizadas

É possível desenvolver aplicativos customizados que atendam as necessidades específicas do negócio, sem precisar investir em uma equipe de desenvolvimento in-house. As ferramentas podem ser personalizadas para todos os setores, com uma interface intuitiva para que qualquer usuário possa configurar sem maiores dificuldades.

Tags: , ,

1 comment

Deixe uma resposta