Soccer team in a huddle

Como a economia digital está simplificando as empresas

16 de Junho de 2015 Por Ivy Leça 0

A Economia Digital está mudando a forma como compramos e vendemos. Na verdade, ela está simplificando tudo: o mercado, as relações de negócios, as empresas. Confira na prática como a economia digital está permitindo que as empresas executem tudo com mais facilidade, agilidade e menos recursos.

Tecnologia móvel

Graças às tecnologias móveis, as viagens de negócios têm se tornado cada vez mais simples. Do checkin do voo ao reembolso da viagem, os dispositivos móveis facilitam as tarefas de uma forma tão impactante que é quase impossível imaginar realizar uma viagem de negócios sem esses recursos. O funcionário pode reservar suas passagens, um assento especial e uma refeição vegetariana em alguns minutos no tablet. E durante a viagem, ele fotografa com seu smartphone os recibos de gastos e os submete com um clique ao relatório de reembolso da empresa, ao invés de preencher formulários longos e complicados.

Análise preditiva

Tornar a agricultura um sistema sustentável não é apenas uma melhoria, mas uma necessidade ecológica, econômica e social. Para chegar a esse patamar o setor está investindo na chamada agricultura de precisão. Por meio da análise de informações, como dados meteorológicos, geolocalização e histórico climático, os gerentes de fazendas conseguem obter previsões de curto e longo prazo e estabelecer melhores estratégias de plantio, prevendo também os investimentos necessários em cada tipo de semente, pesticida ou fertilizante.

Hiperconectividade

Kaeser Kompressoren, uma fornecedora de sistemas de ar comprimido sediada na Alemanha, está simplificando para inovar em seus serviços. Sensores incorporados aos equipamentos da empresa mantêm a equipe informada sobre a situação das máquinas e alertam automaticamente os responsáveis antes que uma possível falha aconteça. Os dados recolhidos, compilados e analisados se tornam muito úteis para que os engenheiros identifiquem áreas de melhoria e novas oportunidades. A hiperconectividade também permite que a empresa construa um serviço de atendimento ao cliente com mais facilidade de interação e capacidade de resposta.

Dados em tempo real

Tecnologias de captação e compilação de dados em tempo real têm ajudado o Porto de Hamburgo a aumentar sua capacidade para trabalhar mais e mais simples. Quando previsões econômicas indicaram um crescimento de 150% na demanda do Porto, profissionais sabiam que precisariam mudar para atender esse volume adicional, considerando que os limites de sua infraestrutura, uma área de 7.200 hectares, permaneceriam os mesmos. A solução foi a tecnologia mobile. Os dados sobre a situação atual do Porto, como tráfego e vagas de estacionamento, são coletados e disponibilizados aos motoristas de caminhão em um dispositivo móvel. O resultado é um fluxo melhor de trabalho, com tempos de espera mais curtos e rotas mais eficazes.

Com os recursos tecnológicos certos, a avalanche de dados da economia digital pode se tornar uma bela onda que levará sua empresa ao auge da sofisticação: a simplificação.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta