Soccer team in a huddle

Digital banking – como a tecnologia está aproximando os bancos de seus clientes

23 de Junho de 2015 Por Ivy Leça 0

O sucesso de um banco ou de uma instituição financeira está intrinsecamente ligado ao seu grau de confiabilidade. Afinal, uma pessoa só confere a tarefa de cuidar de seu capital a alguém em quem confia muito. Nesse sentido, o relacionamento com o cliente se torna a maior fonte de valor dos bancos.

Após a crise econômica global de 2008-2009, o setor bancário teve esse relacionamento abalado. As tecnologias atuais e a nova economia digital estão dando aos bancos a oportunidade de recuperar sua relevância com os clientes. E adotar um modelo de negócio centrado no cliente é um passo importante para reatar esses laços.

Bancos lidam com um volume imenso de dados, e não ter uma infraestrutura integrada pode tornar cada pequena tarefa muito mais trabalhosa e demorada. A computação em nuvem oferece a solução para essa necessidade com segurança, confiabilidade e flexibilidade. Uma arquitetura integrada em nuvem mantém todos os dados do cliente conectados e mais rápidos de acessar, o que garante maior conformidade e agilidade no atendimento.

Além da capacidade de armazenamento de dados, os bancos precisam executar em tempo real. A tecnologia de computação in-memory permite maximizar o potencial do TI, simplificando e minimizando custos. Com uma plataforma in-memory as instituições podem analisar com agilidade, acelerar processos e antecipar com precisão, identificando tendências, padrões e novas oportunidades. Essa tecnologia também proporciona uma compreensão mais profunda do sentimento do cliente, melhorando assim a oferta de produtos e serviços cada vez mais alinhados com suas expectativas.

Um dos principais pontos de contato entre os bancos e seus clientes é o Internet Banking. Os clientes querem e precisam acessar e movimentar suas contas em qualquer lugar e a qualquer momento. A economia digital mostra a importância do mobile no futuro das instituições financeiras, como uma maneira de personalizar a interação e satisfazer a demanda do cliente 24 horas, sete dias da semana e atuando além das barreiras geográficas.

Adotar um planejamento omnichannel é uma forma de estar sempre presente junto ao cliente, criando uma experiência completa. Quando os canais estão integrados, as operações ficam mais simples e ágeis. Caixas automáticos podem se tornar mais personalizados se estiverem integrados às preferências da plataforma Internet Banking do cliente.

Para satisfazer o cliente de forma completa, as instituições financeiras devem investir em soluções que permitam fazer cross-sell e up-sell de forma mais inteligente. Criar pacotes de produtos e serviços é mais do que garantir maior rentabilidade para o banco, significa oferecer tudo o que o cliente precisa e muito mais, superando suas expectativas. Uma plataforma de gerenciamento de vendas ajuda a instituição a obter uma visão profunda para identificar o potencial de novos mercados e reter clientes.

Ao focar na experiência do cliente, e com o auxilio de novas tecnologias, os bancos poderão se aproximar ainda mais de seus clientes e garantir um relacionamento duradouro e rentável.

Tags: , ,

Deixe uma resposta