Soccer team in a huddle

SAP S/4HANA para todos os setores de atividade ainda em 2015

29 de Junho de 2015 Por SAP Notícias Brasil 2

Na metade de junho de 2015, a SAP lançará uma edição na nuvem do SAP S/4HANA para todos os setores de atividade. No quarto trimestre, as funcionalidades serão disponibilizadas “on-premise”. Conheça o roadmap do SAP S/4HANA.

O SAP Simple Finance 2.0 está no mercado desde o começo de abril. Os primeiros clientes, como a Universidade La Trobe, na Austrália, e a refinaria de açúcar Florida Crystals, nos EUA, implementaram a nova versão do SAP S/4HANA dentro de um período de seis semanas. Com a rapidez esperada, o S/4HANA não apenas organizará os processos financeiros conforme planejado pela logística, como também disponibilizará as funcionalidades de sua edição na nuvem para todos os setores de atividade já na metade de junho de 2015. Meio ano depois, essa solução completa, cujo nome já é tão conhecido que não precisa conter nem E, nem R e nem P em sequência, receberá também uma versão “on-premise” para clientes.

Imagem: O roadmap do SAP S/4HANA em um relance. Gráfico: SAP

A partir da metade de junho de 2015: SAP S/4HANA para todos os setores de atividade na nuvem

A partir desse momento, as inovações não serão mais ligadas a versões, mas sim lançadas uma vez por trimestre na edição na nuvem, e todas elas serão disponibilizadas dentro de 9 a 12 meses na edição on-premise. “Nuvem primeiro, não nuvem apenas” é como o diretor de tecnologia da SAP, Bernd Leukert, chama esse procedimento. Quem utiliza a nuvem aproveita mais rápido as inovações. “Implementar atualizações regularmente é mais fácil com a nuvem”, afirma Sven Denecken, vice-presidente global da SAP responsável por coinovação e estratégia do S/4HANA, ao falar do “empacotamento da funcionalidade”. Ninguém vai mais esperar por versões. As inovações são disponibilizadas sempre e regularmente, e manifestam-se nas atualizações.

A edição na nuvem é um software como serviço (SaaS)

Atualmente, o SAP S/4HANA na nuvem é formado por três produtos, pertencentes à chamada “edição na nuvem”, e elas distinguem-se por suas qualidades como SaaS:

  • A edição empresarial na nuvem destina-se a empresas que desejam trazer toda a gama do antigo ERP para a nuvem. Ela respalda os processos de negócios essenciais do setor financeiro, do RH, do suprimento, da produção e da garantia de qualidade. Ela estará disponível a partir da metade de junho.
  • A edição de marketing na nuvem e a edição de serviços de projeto na nuvem concentram-se em funções especiais. A edição de marketing destina-se aos responsáveis por campanhas voltadas a condições especiais de venda na empresa, enquanto a edição de serviços de projeto destina-se a empresas de prestação de serviços, a empresas de consultoria ou a agências de recrutamento que fazem seus negócios baseados em projetos.

Uma atualização para a edição on-premise do SAP S/4HANA está planejada ainda para esse ano, contendo as todos os processos de ERP tradicionais:

  • O mesmo escopo de funções da edição empresarial na nuvem estará disponível para as empresas a partir do quarto trimestre desse ano na edição on-premise, com novas funcionalidades a cada trimestre. Com isso, o SAP S/4HANA será concluído mais cedo do que pensado originalmente.

Retrospectiva: quatro anos até o SAP S/4HANA

Esta é uma breve retrospectiva que mostra a verdadeira origem do SAP S/4HANA: ele já está presente no mercado há quatro anos, quando do lançamento do banco de dados in-memory SAP HANA. Uma platforma foi formada a partir do banco de dados. A tecnologia trouxe ao SAP Business Warehouse relatórios e análises em tempo real, as transações e a análise foram mescladas com o SAP Business Suite, a empresa aproxima-se dos números reais e a plataforma SAP HANA Enterprise Cloud foi originada. Desde o ano passado, o SAP Simple Finance passou para a vanguarda do SAP Business Suite da nova era, do SAP S/4HANA. Sua missão é fornecer respostas a perguntas sobre as crescentes quantidades de dados inutilizados, dispositivos equipados com sensores e questões relativas a redes sociais, assim como redes de negócios. Entender cada vez melhor os clientes, desenvolvendo até mesmo produtos personalizados: o SAP S/4HANA “entende” cada vez melhor os desejos dos clientes, e lança, por meio de um modelo de dados simples e mais acessível ao usuário, a pedra fundamental para a mudança digital que hoje é discutida pelos departamentos especializados sob as alcunhas de Segment of One, Lot Size One e Internet das Coisas.

Detalhes sobre como os setores de atividade lucram

Processos de ponta a ponta, desde o planejamento até a produção na fábrica, serviço em todos os canais de vendas ou gerenciamento otimizado de campanhas de marketing: todos os setores de atividade já conhecem as vantagens de implementar o SAP S/4HANA. Nos setores de produção, a logística é inseparável dos processos financeiros. Caso haja interrupções no fluxo de material e parte da produção não seja encaminhada, haverá perda de tempo e os produtos serão entregues mais tarde do que o previsto. Tais atrasos afetam também o cliente. O SAP S/4HANA possibilita realizar os planejamentos de necessidade de material mais de uma vez por dia, evitando interrupções na cadeia de suprimento e atrasos no pagamento. No entanto, esse é apenas um dos cenários de aplicativo imagináveis do SAP S/4HANA. Uma visão geral dos cenários de aplicativo mais importantes pode ser encontrada aqui.

Observação: tanto a SAP como parceiras certificadas da SAP oferecem aos clientes o serviço de roadmap. Assim, elas podem encontrar as soluções necessárias, determinar a arquitetura de destino e planejá-la segundo seus aspectos técnicos, bem como calcular o caso de negócios. Todas as inovações planejadas para o SAP S/4HANA podem ser encontradas no SAP Service Marketplace (acesso ao link apenas para clientes da SAP).

Outras informações:

Todas as contribuições no SAP News Center sobre o tema SAP S/4HANA podem ser encontradas aqui.

Mais informações sobre roadmap, migração, modelos de implementação e casos de uso do SAP S/4HANA podem ser encontradas em nossos seminários na Web gratuitos.

Webcast com a cliente Swiss Re em 7 de julho, às 11 horas. Inscrição.

Teste o SAP S/4HANA gratuitamente.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta