Soccer team in a huddle

Gasmig aumenta eficiência e segurança na gestão de clientes e faturamento com solução SAP IS-U CCS

18 de Agosto de 2015 Por SAP Notícias Brasil 9

Distribuidora de gás de Minas Gerais quer expandir atuação e elegeu o sistema SAP pelas
funcionalidades específicas para atender as demandas do setor de Utilities  

São Paulo – A Gasmig, distribuidora de gás natural canalizado em Minas Gerais, com forte presença junto a grandes empresas no Estado, implementou a solução SAP IS-U CCS de gestão comercial e atendimento ao cliente para expandir sua atuação, sobretudo junto ao mercado das pequenas empresas e das residências. A meta é ligar e faturar mais 50 mil clientes até 2017. Fundada em 1986 para ser uma alternativa energética no Estado mineiro, em menos de um ano, com o auxílio do sistema CCS, a Gasmig consolidou sua presença em 450 clientes de grande porte, entre indústrias, hospitais, comércios, postos e térmicas, e 1.250 clientes residenciais.

“Um dos pilares de sustentação da estratégia de crescimento da companhia é justamente a otimização da gestão dos processos de atendimento e faturamento desses clientes”, destaca   João Parreira Lima, gerente de Telecomunicações e Informática da empresa.  “Para isso, precisávamos contar com um sistema reconhecido pelo mercado, com funcionalidades pensadas e desenvolvidas especificamente para atender as demandas do setor de Utilities”.

A substituição do antigo Sistema de Clientes e Faturamento pelo SAP IS-U CCS foi decidida pela Gasmig também pela capacidade de gerenciamento e processamento de grandes volumes, “fundamental nos planos de crescimento da empresa”, como explica José Geraldo Veloso Moreira. O executivo liderou o projeto CITIUS, criado especialmente para essa implementação.

Somada à solução de gestão de negócio, SAP ERP, que está por trás de todas as operações diárias da Gasmig, o SAP IS-U CCS já proporciona os benefícios prometidos, entre eles eficiência e controle nos processos de faturamento, capacidade de rastrear informações – o que significa a capacidade de identificar a origem de alterações em dados do sistema – e mais segurança da informação e efetividade nos processos de atendimento ao cliente.

A Gasmig tem um potencial enorme de crescimento levando gás canalizado para todo o Estado de Minas Gerais. “As soluções SAP para Utilities tem papel fundamental nesta estratégia de crescimento da empresa, automatizando processos internos e focados no cliente e provendo informações gerenciais aos tomadores de decisão da Gasmig”, define o diretor de Vendas para os setores de Energia e Recursos Naturais da SAP Brasil, Cristiano Lamberti.

Rápida implementação e próximos passos

Para Parreira Lima, os recursos padrões da solução SAP não só atendem as necessidades da empresa como têm a vantagem de demandar um baixo nível de customização, o que economiza  tempo  e custos.

Este projeto é considerado pela SAP como um marco no mercado de energia devido à rápida implementação da solução. “O ecossistema de parceiros da SAP está cada vez mais capacitado a executar implementações mais ágeis e curtas. O grande conhecimento da nossa parceira Axxiom nas soluções SAP e no mercado de Utilities e o total compromisso da Gasmig com o projeto foram cruciais para esta conquista.”

Outro destaque do processo foi a manutenção dos sistemas legado e novo, rodando em paralelo, viabilizando a implementação em etapas. A primeira, em março de 2014, ativou a solução para faturamento de grandes clientes e clientes intermediários; a segunda onda foi específica para os clientes residenciais e a terceira e quarta ondas, relativas a melhorias, estão em andamento.

Uma vez finalizada a implementação do SAP IS-U CCS,  a Gasmig planeja  integrar a solução com o módulo de serviços de campo, para otimizar a gestão e o planejamento de serviços como ligação e desligamento de fornecimento de gás, manutenções preventivas e eventuais manutenções de segurança. “Já estamos avaliando, inclusive, novas demandas, que devem ser implementadas ainda este ano”, adianta Parreira.

Sobre os 20 anos da SAP Brasil
Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) melhora a vida das pessoas e dos negócios há 20 anos no Brasil, ampliando o total de clientes da companhia no mundo para 293.500. Ao abranger desde a operação à análise executiva, e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência, além de ajudar há 10 anos comunidades carentes no Brasil, impactando mais de 13 mil pessoas. Somando-se à rápida adoção do S/4HANA no país e ao uso inteligente da nuvem, a SAP leva negócios no Brasil para novos patamares. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa, em http://brasil.news-sap.com/, e o Twitter @SAPNotíciasBR

Informações para a Imprensa   
FleishmanHillard – Assessoria de Imprensa da SAP Brasil
André Larrubia, andre.larrubia@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9930
Eliana Martinelli, eliana.martinelli@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9931
Francisca Duart, francisca.duart@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9933
Carolina Almeida, carolina.almeida@fleishman.com.br, Tel.11 3185-9932
Thais Nulman, thais.nulman@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9904

SAP Brasil
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554               
Alex Cabral, alex.cabral@sap.com, Tel. 11 5503-2455

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta