Soccer team in a huddle

Práticas diárias para atingir a inovação nos negócios

18 de Agosto de 2015 Por Ivy Leça 198

Tornar a inovação uma constante no ambiente corporativo está no topo da lista de desejos de muitos executivos. Muitas empresas chegam a contratar agências e coachings especializados no assunto, na esperança de introduzir a cultura da inovação em suas equipes. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso organizar um laboratório ou realizar dinâmicas para instigar a criatividade. É possível adotar algumas atitudes diárias, simples e até racionais, para estimular o pensamento “fora da caixa”.

Mantenha papel e caneta em mãos

Algumas das maiores invenções surgiram quase ao acaso, através de percepções que inventores tiveram quando menos esperavam. Como diria Picasso, “Que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando”, por isso esteja preparado. Mantenha um bloco de notas e uma caneta sempre a mão para anotar os pequenos lampejos de inspiração que surgem ao longo do dia. Esses insights podem servir como base para ideias concretas no futuro. Incentive essa prática.

Simplifique a colaboração

Um dos motivos mais comuns para que as pessoas não compartilhem suas ideias é o medo da rejeição ou do julgamento. Facilite essa ação: crie um processo de compartilhamento de ideias simples e sem burocracia. Seja receptivo, deixe claro que toda e qualquer ideia é bem-vinda e não será ignorada. Incentive também a colaboração fora da zona de conforto: permita que o responsável de TI contribua com ideias para o setor de marketing e vice-versa.

Crie um ambiente diversificado

A rotina é a grande inimiga da inovação. Quando ficamos acomodados ou acostumados com as mesmas atividades e cenários, dificilmente buscamos mudanças. E embora não seja intencional, o ambiente tradicionalmente corporativo e “cinza” da maioria das empresas pode ajudar a sufocar a criatividade. Incentive sua equipe a dar um pouco de “cor” ao lugar. Permita e incentive que cada funcionário decore sua mesa como quiser. Apesar de parecer algo simples, a iniciativa é uma forma de criar um ambiente mais personalizado, além de mudar a rotina diária e ajudar a desencadear ideias.

Separe um tempo para a criatividade

Planeje um período específico, com atividades desenvolvidas para incentivar a criatividade dentro da empresa. Pode ser um dia, uma semana ou um mês temático. Adotar práticas diárias é muito importante, mas criar uma data dedicada ao incentivo à inovação também é uma iniciativa produtiva.

Descreva sua ideia em uma frase

Mesmo as ideias mais inovadoras e capazes de mudar o mundo precisam ser fáceis de explicar. Se você não consegue explicar o conceito principal com poucas frases, provavelmente sua ideia ultrapassou a barreira do viável. Pratique a simplificação. Não é preciso pensar pequeno, mas é necessário ter certeza de que sua ideia pode ser facilmente comunicada ao usuário final.

Com algumas práticas simples é possível incentivar a criatividade e trazer a cultura da inovação para o dia a dia dos negócios!

Tags: , ,

Deixe uma resposta