Soccer team in a huddle

SAP apresenta protótipos de soluções para Varejo, Agronegócio, Segurança Pública e Logística

25 de Agosto de 2015 Por SAP Notícias Brasil 60

Protótipos foram desenvolvidos a partir da tecnologia de Internet das Coisas

Porto Alegre – Os protótipos desenvolvidos a partir do desafio proposto por empresas e clientes da SAP a um grupo de colaboradores e estudantes de 12 instituições do País serão apresentados no dia 27 de agosto no SAP Techniversity, maior evento de tecnologia da SAP voltado para estudantes universitários, que será realizado na SAP Labs Latin America, em São Leopoldo (RS). As soluções têm como base a plataforma SAP HANA e foram focadas nos setores de varejo, agronegócio, segurança e logística.

Mais de 100 pessoas, entre colaboradores, clientes e estudantes universitários, foram envolvidas na InnoWeeks 2015 – olimpíada de desenvolvimento de protótipos com o tema Internet das Coisas, que teve início no dia 1º de julho. Durante todo o mês, os estudantes tiveram acesso aos equipamentos de última geração disponíveis na SAP Labs, tais como: impressoras 3D, drones e sensores de diferentes tipos. Também receberam crachás como se fossem colaboradores da SAP e tiveram livre acesso ao prédio.

Segundo o líder de Inovação e Experiência do Cliente da SAP Labs Latin America, Daniel Duarte, os grupos trabalharam com base em três pilares: os desejos, que foram transmitidos pelas empresas e clientes; o factível tecnologicamente, que fica a cargo dos desenvolvedores, e as soluções viáveis economicamente.

Protótipos desenvolvidos:

Equipe Agribusiness
A equipe responsável pelo desafio de agribusiness focou o desenvolvimento do seu protótipo nas necessidades do administrador da fazenda. Por meio de visitas de campo e interações com agricultores, a equipe percebeu que os produtores rurais enfrentam grande dificuldade para garantir que o planejado seja realmente efetivado durante a operação, bem como ter uma única plataforma de dados para o gerenciamento das operações.

O protótipo desenvolvido de maneira colaborativa entre funcionários SAP, estudantes e equipe da Stara tem como objetivo endereçar os problemas que o agricultor encontra para controlar as atividades realizadas no campo, bem como a utilização dos recursos durante estas atividades. Com os dados de Telemetria Stara sendo transmitidos do computador Topper 5500 para o SAP HANA Cloud Platform, o protótipo desenvolvido proporcionará ao agricultor a possibilidade de monitorar sua operação em tempo real em qualquer dispositivo móvel, o que possibilita que o usuário constantemente revise o planejamento adotado, garantindo assim uma operação mais eficiente e assertiva.

Uma vez disponíveis na plataforma SAP HANA, os dados de Telemetria Stara também estão prontos para comunicar com o SAP ERP ou qualquer solução SAP. Através da Prova de Conceito desenvolvida pela equipe, é possível controlar a saída de produtos, como defensivos, fertilizantes, sementes, entre outros, avaliar o que foi utilizado em campo e seu rendimento, realizando as devidas atividades diretamente no SAP ERP. Isso evita o desperdício de recursos e possibilita a identificação de possíveis falhas. Desta forma, o administrador tem precisão no controle dos custos e de como otimizá-los para ganhar produtividade e aumentar as margens de lucro na comercialização de commodities.

No Brasil, o agronegócio consiste em 23% do PIB nacional, 35% da força de trabalho do País e 40% das exportações brasileiras.

Equipe Serviço Público
A equipe de Serviço Público estudou a rotina de uma instituição controladora da segurança das rodovias da região Metropolitana de Porto Alegre para desenvolver o protótipo SAP Salus. A tecnologia atua diretamente na prevenção dos crimes e na melhora do monitoramento e comunicação entre os policiais, tendo como base principal a conectividade. Por meio da plataforma SAP HANA o sistema integra imagens de uma câmera acoplada em um drone com outras fontes de informação já disponíveis pela instituição, tornando possível detectar as ocorrências e classificá-las por prioridade, bem como construir um histórico para atuar de forma preventiva. Desta forma, as viaturas são direcionadas para as questões mais emergenciais a partir da análise em tempo real de todas as ocorrências e com a comunicação da central e das equipes em campo. Também é possível ter maior segurança do efetivo com o monitoramento aéreo para evitar emboscadas e identificar riscos.

A ferramenta tem potencial de integração com os demais sistemas de órgãos públicos, criando um sistema integrado e inteligente. Atualmente, os oficiais precisam acessar uma média de 20 sistemas diferentes para obter histórico dos suspeitos e ocorrências na região. É uma tecnologia essencial para apoiar na tomada de decisões e dar suporte ao dia a dia das corporações.

Equipe Varejo
A equipe responsável pelo desafio no varejo desenvolveu um protótipo para uma grande rede supermercadista que detecta os produtos nas prateleiras por meio de sensores para evitar que ocorra a ruptura (ausência de produtos nas prateleiras). A estimativa é um ganho de até 10% no faturamento. Conforme os padrões pré-estabelecidos de ruptura pelas redes de supermercados, o sistema pode emitir um alerta para agilizar a reposição.

A ideia da solução é agregar outras funcionalidades de inteligência como índices de rotatividade, tempo de reposição dos diferentes itens, performance de vendas. Desta forma, é possível que a gestão seja feita de forma mais inteligente, melhorando a performance das gôndolas.

Equipe Logística
A equipe de logística desenvolveu o protótipo SAP Fleet para a transportadora Turis Silva Transportes com propósito de fazer a gestão completa de frotas de veículos através dos sensores de telemetria que já vem de fábrica embarcados nos veículos. O protótipo irá monitorar as rotas, o consumo, a aceleração e determina manutenção preventiva e corretiva. Com o uso do SAP HANA, também avalia a oferta e demanda de cada rota e possui diversas configurações de cruzamento de dados para apoiar nos objetivos estratégicos do negócio.  A estimativa é conseguir reduzir até 40% os custos da operação.

Atualmente, 96% do transporte de passageiros do Brasil é realizado via rodoviária. São 130 mil empresas de transporte e, dentre essas empresas, 3,8 mil utilizam ônibus como meio de transporte de passageiros. Essa operação diária demanda tecnologia de gestão para aumentar a segurança e reduzir custos.

Sobre o Techniversity
O Techniversity é o maior evento da SAP Labs voltado para estudantes. Com atividades práticas, os participantes entram em contato com as mais recentes tecnologias e metodologias de trabalho. Também são oferecidas palestras, tours interativos e sessões paralelas. O evento é uma oportunidade única para aprender sobre Big data, Cloud, Design Thinking, Internet das Coisas e muitos outros tópicos ligados à tecnologia.

Sobre a SAP
Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores a operar de forma mais eficaz. Abrangendo desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalharem juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os aplicativos e serviços SAP oferecem a 293.500 clientes no mundo condições para operar com lucro, adaptar continuamente e crescer com sustentabilidade. Para obter mais informações, visite www.sap.com.br nossa redação, http://brasil.news-sap.com/ e o Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a Imprensa
FleishmanHillard – Assessoria de Imprensa da SAP Brasil
André Larrubia, andre.larrubia@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9930
Eliana Martinelli, eliana.martinelli@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9931
Francisca Duart, francisca.duart@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9933
Carolina Almeida, carolina.almeida@fleishman.com.br, Tel.11 3185-9932
Thais Nulman, thais.nulman@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9904

SAP Brasil
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554               
Alex Cabral, alex.cabral@sap.com, Tel. 11 5503-2455

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta