Soccer team in a huddle

A melhor defesa: sete coisas que talentos resilientes fazem melhor

27 de Agosto de 2015 Por Ivy Leça 163

Imagine um jogo de futebol acontecendo em um estádio que muda constantemente: o campo é desregular, as dimensões da trave do gol aumentam e diminuem o tempo todo e o juiz muda as regras a cada partida. Além dos adversários, o time precisa se preocupar com todas essas mudanças. Este é o cenário atual no mundo dos negócios: a instabilidade do mercado é tornou-se uma das maiores preocupações das empresas nesse jogo.

Os melhores jogadores do time são aqueles que pensam rapidamente e têm grande capacidade de colaboração e adaptabilidade diante dos desafios. A chamada resiliência é o que destaca os grandes atacantes e artilheiros em campo dos que estão na reserva. Por que a resiliência é tão importante? Descubra sete coisas que funcionários resilientes pensam e fazem diferente, e melhor.

São realistas e bem humorados

Uma frase popular diz: o pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas. Pessoas resilientes conseguem manter uma perspectiva esperançosa, sem deixar de ser realista. Com pensamento positivo elas conseguem gerir planos de ação diante do caos, enquanto o bom humor ajuda a diminuir o impacto do stress nas pessoas. Colaboradores resilientes conseguem rir de si mesmos e manter o bom humor mesmo em situações difíceis.

São verdadeiros e sinceros

Resilientes prezam pela autenticidade. Eles valorizam seus pontos fortes e agem de acordo com seus valores, buscando ser a melhor versão deles mesmos. Isso se reflete no seu profissionalismo, pois costumam ser extremamente sinceros e expor suas opiniões com clareza.

Mantêm-se sempre motivados

Pessoas resilientes veem nos resultados a maior recompensa pelo seu trabalho, pois mais do que salário, eles apreciam o reconhecimento. Por isso, trabalham sempre com o intuito de obter resultados cada vez melhores. Essa motivação os mantêm sempre inspirados, engajados, e com energia e vitalidade.

Preocupam-se com a saúde

Eles compreendem a importância da saúde e dos cuidados com o corpo e a mente, e buscam o equilibro em suas vidas em todos os campos. Pessoas resilientes geralmente mantêm uma alimentação saudável, praticam atividades físicas regulares e adotam exercícios de relaxamento para ajudar a aliviar o stress.

Desenvolvem um forte senso de propósito

Pessoas resilientes não gostam de gastar tempo e esforços com coisas sem sentido, por isso desenvolvem um forte senso de propósito. Colaboradores resilientes precisam atribuir um significado para o que estão fazendo. Eles são guiados por uma visão que dá sentido ao trabalho e à vida.

Valorizam a comunidade e o compartilhamento

Os resilientes são altamente capazes, mas entendem que conseguem obter melhores resultados em conjunto. Eles procuram manter as pessoas ao seu redor engajadas e motivadas, são atentos e solícitos às necessidades do grupo em que estão inseridos, seja no trabalho, entre amigos ou familiares.

Enxergam os desafios como oportunidades e são ótimos aprendizes

Graças ao seu otimismo e motivação, resilientes reconhecem as mudanças como um desafio a enfrentar e superar, em vez de um problema a evitar. Eles enxergam uma oportunidade de crescer e se fortalecer, exercitando a autorreflexão e ampliando seus conhecimentos.

Com o mercado de trabalho se tornando um campo cada vez mais competitivo, instável e estressante, manter uma força de trabalho com essas características faz toda a diferença. A resiliência é a melhor defesa: buscar, reter e valorizar os talentos resilientes da sua empresa é a chave para manter bons resultados mesmo quando o jogo não está a seu favor.

Tags: , ,

Deixe uma resposta