Soccer team in a huddle

Economia Digital exige uma transformação nas empresas

29 de Setembro de 2015 Por SAP Notícias Brasil 14

Por Orlando Cintra

Tudo o que tocamos, dizemos e fazemos gera dados. No entanto, esses dados não se criam por si só. Pelo contrário, são uma representação de muitas conexões complexas entre pessoas, dispositivos e empresas.

À medida que usamos a tecnologia e contribuímos para esse oceano de dados, a Internet das Coisas (IoT) começa a assumir um papel mais central na evolução do comércio e da sociedade. O Gartner prevê que o número de dispositivos conectados à IoT aumentará cerca de 30 vezes em pouco mais de uma década. Como resultado, tudo – empresas, processos, dados e coisas – estará conectado em rede.

A digitalização das conexões em tempo real é o cenário da economia digital. Ela está mudando a forma como compramos e vendemos. Na verdade, ela está simplificando tudo: o mercado, as relações de negócios, as empresas. Ela permite que as empresas executem tudo com mais facilidade, agilidade e menos recursos.

Essa tendência mudará significativamente nossas vidas. A IoT vai revolucionar a maneira como podemos trabalhar, viver e nos divertir, além de transformar o modo como as empresas conduzem seus negócios e competem. A inteligência embarcada em uma rede crescente de dispositivos hiperconectados vai cada vez mais conectar pessoas e empresas a todo o resto – e se tornar o tecido de uma economia digital.

Na economia digital, as empresas podem desencadear modos de visão, inovação e alinhamento sem precedentes. Talentos podem ser empregados de forma mais flexível, e os responsáveis pelas decisões podem encontrar as ferramentas e informações de que necessitam para melhor atender seus clientes e atingir os resultados de negócios desejados.

Redes de máquinas conectam sensores, componentes, equipamentos e atividades que permitem às empresas capturar dados do mercado, reduzir riscos operacionais, encontrar cadeias de suprimentos ágeis e proporcionar aos clientes experiência inigualáveis. Ao automatizar a coleta de dados e as operações, as empresas podem gerenciar processos remotos, monitorar tendências e alcançar novos níveis de vantagem competitiva.

Mas a sua empresa está preparada para se transformar e se dar bem na Economia digital? A maior barreira para transformação digital é a complexidade. Menos de 1% dos dados de hoje está sendo transformado em benefícios para os negócios.

Segundo um estudo da Escola de Negócios John M. Olin, da Universidade de Washington, 40% das empresas listadas no índice S&P 500 desaparecerão na próxima década por não acompanhar as evoluções tecnológicas. Esse indicador de valor de mercado feito pela consultoria financeira Standard & Poors inclui 500 ações de empresas escolhidas de acordo com o seu setor, liquidez e tamanho.

O fundamental para tirar proveito da economia digital é a velocidade na obtenção das informações certas no momento certo. Essa era de hiperconectividade sem precedentes exige uma empresa que opera seu negócio e processos em tempo real, que utiliza dados dinâmicos para tomar decisões instantaneamente.

Há uma janela de oportunidade para as empresas desenvolverem vantagens competitivas sustentáveis com os milhares de dados disponíveis. Ao aplicar o poder da computação em tempo real, como a plataforma SAP HANA, as empresas estarão prontas para tomarem melhores decisões de negócio. Segundo a Forrester Research, a tecnologia, que já é utilizada por mais de 7.000 empresas no mundo, é, atualmente, a principal do mercado para dar suporte ao processamento de informações em tempo real. Veja aqui o relatório completo.

Com novas tecnologias as empresas podem reinventar o seu modelo de negócio, simplificando a colaboração para conectar pessoas, dispositivos e redes de negócios em tempo real. Adote a segmentação de alta precisão, o marketing social, cadeias de suprimentos orientadas pela demanda, um planejamento mais inteligente dos negócios com programação em tempo real e simulações, e uma gestão proativa de riscos com poderoso reconhecimento de padrões.

Diversos clientes no Brasil já utilizam a solução SAP HANA como a Suzano Papel e Celulose, a Gnatus, fabricante de equipamentos odontológicos localizada em Ribeirão Preto (SP), e a Liquigás. Esta última por exemplo, passou a ter o fechamento contábil de forma muito mais ágil, pois não é preciso mais rodar relatórios durante a noite para utilizá-los no dia seguinte. Agora, os relatórios são atualizados em temo real. Já a Gnatus está conseguindo tomar melhores decisões de negócio, pois passou a entregar informações de forma muito mais rápida para as áreas de negócio.

A cidade de Buenos Aires também está tirando benefícios de tecnologias para ser mais eficiente. Ela sofre com inundações terríveis na temporada de chuvas, que ocasionam grandes perdas materiais e, ainda pior, de vidas humanas.  Hoje, com o uso de tecnologia de análise de dados em tempo real, o governo da cidade pode monitorar o sistema de saneamento das zonas mais sensíveis da cidade e saber, em tempo real, quais estão bloqueadas e quais necessitam de manutenção para providenciar suporte técnico. O resultado? Ruas mais limpas, nenhuma inundação e cidadãos mais seguros e felizes.

Com os recursos tecnológicos certos, a avalanche de dados da economia digital pode se tornar uma bela onda que levará sua empresa ao auge da sofisticação: a simplificação.

Os negócios continuarão se transformando. A única forma de ingressar no próximo nível de competitividade é manter continuamente o espírito inovador. E, para isso, a receita é simplificar tudo para poder conseguir mais.

* Orlando Cintra é Vice-Presidente Sênior de Tecnologia e Inovação da SAP Brasil.

Informações para a Imprensa   
FleishmanHillard – Assessoria de Imprensa da SAP Brasil
André Larrubia, andre.larrubia@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9930
Eliana Martinelli, eliana.martinelli@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9931
Francisca Duart, francisca.duart@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9933
Carolina Almeida, carolina.almeida@fleishman.com.br, Tel.11 3185-9932
Thais Nulman, thais.nulman@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9904

SAP Brasil
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554               
Alex Cabral, alex.cabral@sap.com, Tel. 11 5503-2455

Deixe uma resposta