Soccer team in a huddle

Otimização da cadeia de suprimentos: o primeiro passo para o omnicanal

21 de Outubro de 2015 Por Ivy Leça 30

Comércio omnicanal. Tão simples e tão complexo. Deixe-me explicar.

Se você já comprou algum produto on-line e a entrega foi feita para uma loja, então experimentou o varejo omnicanal. Talvez você tenha comprado um produto por meio de dispositivo móvel e iniciado uma devolução on-line. Isso é omnicanal no trabalho também. Uma estratégia de varejo omnicanal é permitir que os clientes tenham melhores experiências de compra sem nem mesmo pensar nisso.

Mas, para os varejistas, fornecer essa simplicidade pode parecer muito complexo. Isso requer transformação radical de processos de back-end de atendimento e entrega de pedidos, e até de processos de produção que criam produtos em primeiro lugar também.

Sim, isso pode parecer complicado, mas não precisa ser. Os varejistas precisam contar com tecnologia, inclusive Big Data, funções analíticas e soluções móveis, que possam ajudar a simplificar processos e garantir que cadeias de suprimentos atendam à crescente exigência dos consumidores para comprar produtos em qualquer lugar, a qualquer momento e por meio de qualquer canal.

Cadeias de suprimentos tecnologicamente avançadas

As funções analíticas avançadas, incluindo as funções analíticas preditivas, permitem que os varejistas otimizem suas operações e ajustem suas cadeias de suprimentos. Os dados em tempo real de clientes e parceiros podem ajudar as empresas a prever as necessidades dos clientes com mais eficiência, a identificar melhor as oportunidades de vendas e a estocar produtos de maneira mais adequada. A longo prazo, essas informações levam à escalabilidade e oferecem a possibilidade de prever vendas futuras. Por fim, o resultado resulta em melhor experiência do cliente.

A importância da mobilidade não pode ser ignorada. As tecnologias móveis permitem que insights de Big Data e funções analíticas sejam aplicados a todos os estágios da cadeia de suprimentos. Os pedidos podem ser acompanhados e localizados com facilidade pelo varejista e pelo cliente; os sites de dispositivos móveis e aplicativos permitem que os clientes comprem em qualquer lugar, a qualquer momento e quiosques na loja e tablets permitem que os clientes e colaboradores personalizem a experiência de compra.

Essa personalização é importante: 86% dos clientes estão dispostos a pagar mais por uma experiência de compra melhor, de acordo com o Benchmark de desempenho da SAP. A possibilidade de comprar por comparação, fazer pedido e receber produtos pelo método preferencial e localizar produtos que atendem às necessidades exclusivas é fundamental para o consumidor atual.

As empresas estão ouvindo. De acordo com a KPMG, 55% dos varejistas estão no processo de transformação dos negócios com nova tecnologia ou já o fizeram. Por fim, a integração bem-sucedida dessas tecnologias leva a processos mais simplificados e ao comércio omnicanal, trazendo grandes benefícios para a empresa e para os clientes.

Quebrando as barreiras

De acordo com recente pesquisa da KPMG, mais da metade das empresas diz que o omnicanal é essencial para sua estratégia este ano, como também reconhece o papel que suas cadeias de suprimentos desempenham nessa estratégia. De fato, 42% dizem que a cadeia de suprimentos é uma de suas principais áreas de investimento. No entanto, o interessante é que apenas um terço dos varejistas realmente começou a reestruturar suas cadeias de suprimentos, de acordo com um estudo da Forrester.

Essa descoberta apresenta uma oportunidade perfeita para os varejistas alcançarem vantagem competitiva e gestão mais simples. Introduzindo varejo em tempo real e conectando todos os pontos da experiência de compra do cliente, as empresas podem acelerar a cadeia de suprimentos e atender às necessidades e aos desejos dos clientes, onde e como eles quiserem.

Saiba mais sobre como uma cadeia de suprimentos otimizada pode ajudá-lo a proporcionar uma experiência omnicanal. Faça o download do white paper da Oxford Economics, “Creating the Customer Experience”.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta