Soccer team in a huddle

Fundação Amazonas Sustentável transforma vidas com SAP Lumira

30 de Outubro de 2015 Por SAP Notícias Brasil 3

Roberto era lenhador. O pai dele era lenhador. E o avô dele também era lenhador. E Roberto nunca imaginou que o corte de árvores da Floresta Amazônica poderia representar um problema. Isso fazia parte de sua tradição familiar e era a única coisa ele que sabia fazer.

Entretanto, há oito anos, Roberto conheceu uma pessoa que lhe explicou que o corte indiscriminado de árvores estava colocando em risco o futuro de sua família, de sua comunidade, da floresta em si e de todo o planeta.

Criando um futuro sustentável para os cidadãos da Amazônia

Conheci Roberto há um ano. Ele não corta mais árvores. Atualmente, ele é líder da comunidade em Tumbira, uma comunidade de 20 famílias que vive ao longo do rio Negro – parte da bacia do rio Amazonas. Ele também é proprietário de um hostel sustentável e administra a filial de um banco local – que se resume a uma linha telefônica e um dispositivo para pagamentos eletrônicos vinculado a uma rede bancária – e seus olhos brilham quando fala de projetos que ele viu na Amazônia nos últimos anos.

Encontrar com Roberto, líderes de comunidades indígenas da região e com a FAS – Amazonas Sustainable Foundation certamente é um daqueles momentos que nos faz sentir um imenso orgulho de poder contribuir e transformar o mundo em um lugar melhor. E tudo isso graças aos programas SAP Corporate Social Responsibility (CSR). Desde 2014, quando a empresa começou a respaldar projetos da FAS por meio da doação de uma ferramenta de funções analíticas denominada SAP Lumira, tenho visto o vasto trabalho que tem sido feito para preservar e melhorar a vida dos cidadãos que vivem na floresta e como isso gera benefícios para as pessoas e para todo o ambiente.

Dados centralizado para análises em tempo real dos vilarejos mais remotos

A SAP doou o SAP Lumira à FAS como parte de um projeto conduzido pela área de CSR da empresa. Liderado por três profissionais SAP, representantes de 12 áreas da FAS e três especialistas da parceira Ramos Sistemas, a implementação foi concluída em quatro meses. Os especialistas configuraram inicialmente dez painéis para visualização em nuvem dos indicadores de desempenho dos projeto, cujo foco era a educação de jovens, os esforços de saúde pública e o desenvolvimento de infraestrutura nas comunidades beneficiadas pela FAS.

Atualmente, funcionários e gerentes da FAS preenchem todas as informações sobre as comunidades e os projetos diretamente no SAP Lumira. Além dos dez painéis inicialmente configurados, os gerentes podem facilmente criar novas visualizações, definir indicadores, métricas e recursos de análise de dados de acordo com suas necessidades específicas.

“Atualmente, temos acesso a dados centralizados disponíveis para análise em tempo real, mesmo quando se fala em comunidades que estão a horas de distância do centro urbano mais próximo e que são acessíveis apenas por meio de barco”, relata Virgílio Viana, superintendente da FAS. “Também conseguimos identificar soluções mais eficientes para aprimoramento dos indicadores, como geração de renda, saúde e educação”, acrescentou ele, lembrando que há comunidades que só podem ser contatadas após várias semanas de viagem a barco de Manaus, a capital do Estado do Amazonas.

Parceria para um futuro melhor

Trabalhei no setor de TI por mais de 15 anos e confesso que nada me dá mais satisfação do que ver como a utilização de novas tecnologias pode realmente transformar a vida das pessoas. Com esta parceria com a FAS, vivo intensamente esse sentimento. Como Robert diz, a vida dele mudou radicalmente para melhor quando percebeu que a floresta é muito mais valiosa quando está viva, em vez de derrubada. Essa mudança na vida dele e na vida de mais de 40 mil pessoas promovida pela FAS me dá a confiança de que estou trabalhando por algo que realmente vale a pena. E isso é apenas o começo.

Fonte da foto: SAP
Foto superior: Roberto conversando com um jornalista; Foto 1: Roberto; Foto 2: Mulher com uma criança na Amazônia

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta