Soccer team in a huddle

As necessidades da próxima geração para o gerenciamento de caixa na América Latina

3 de Novembro de 2015 Por Ivy Leça 133

Por: Fernando Lewis

Como você gerencia decisões e projeções de tesouraria em um mercado internacional, volátil e altamente regulamentado? Para 3 de cada 4 executivos de tesouraria na América Latina, a complexidade e o grau de volatilidade são os maiores desafios na gestão de caixa hoje. Essa é uma das muitas declarações de uma nova pesquisa, realizada pela CFO Research e patrocinada pela SAP.

Neste verão, executivos financeiros sêniores de todo o mundo participaram desse estudo sobre o futuro da gestão de caixa. No entanto, muito pode ser aprendido concentrando-se apenas em dados de resposta de empresas latino-americanas. Tomadores de decisão de 14 indústrias em toda a América Latina, de controllers a vice-presidentes financeiros, expressaram suas opiniões sobre tópicos relacionados à tesouraria e ao futuro do trabalho na região. As perguntas incluíram várias preocupações sobre gestão de caixa, risco e conformidade. Insights esclarecedores também surgiram de discussões sobre como a tesouraria afetará a estratégia das empresas latino-americanas em um futuro próximo. Você terá acesso aos insights sobre todas essas questões e muito mais baixando o relatório completo Next-Generation Needs For Cash Management.

Principais conclusões sobre controles financeiros

A seguir confira apenas algumas das principais conclusões descobertas nesse estudo detalhado.

  • Os últimos cinco anos foram caracterizados por grande turbulência no setor financeiro de ambas as forças internas e externas. Os executivos financeiros relatam que não apenas se tornou mais difícil gerenciar o caixa com eficiência e eficácia, mas além disso os regulamentos externos e os requisitos legais aumentaram. Dinheiro, lucros sociais e questões fiscais têm exigido muito mais tempo e esforço da função de tesouraria.
  • 70% dos executivos de finanças disseram que os últimos cinco anos adicionaram complexidade às suas funções devido a mais entidades legais, linhas de produtos e comportamentos de venda mais complexos, e mais regiões geográficas operacionais. Essa complexidade é sentida mais profundamente conforme a dificuldade em gerir o dinheiro de forma mais rentável aumenta.
  • Ao longo dos próximos dois anos, os executivos de tesouraria da América Latina esperam que as mudanças nos regulamentos internacionais sobre tributação e lucros aumentem consideravelmente o tempo e os recursos exigidos por funções de tesouraria, como gestão de caixa.

Soluções de tesouraria

Encontrar uma solução simples para esses problemas complexos é possível, mas exigirirá novas abordagens de tecnologia e controle de gestão financeira. Esse é outro tema que emergiu a partir dos dados da América Latina: quanto maior a percepção e o controle que os executivos financeiros têm, mais capazes eles são de lidar com questões de gestão de caixa, liquidez e riscos corporativos.

A maioria dos executivos (51%) disse que o tamanho e a complexidade de suas empresas tornaram difícil estabelecer uma visão compreensiva e precisa de sua posição de caixa. Eles não foram capazes de prever adequadamente os resultados de todos os grupos e unidades de negócio, sem uma solução tecnológica.

A tecnologia certa é de fato uma parte da resposta. 54% disseram que obter dados de diferentes sistemas de informação tornou mais difícil estabelecer uma visão precisa das finanças da empresa. Um total de 71% previu que nos próximos dois anos os seus perfis de negócios vão se tornar ainda mais complexos devido à volatilidade do mercado.

O valor da velocidade

A tecnologia certa deve condensar toda essa complexidade em opções claras para que os gerentes possam se mover rapidamente para aproveitar as oportunidades ou interromper excessos de custos. Em particular, um banco de dados in-memory, como SAP HANA, pode fornecer à empresa uma vantagem de velocidade tremenda. A plataforma SAP HANA traduz dados de mercado não estruturados em opções estratégicas claras, enquanto a concorrência ainda está tentando entender o que aconteceu.

É por isso que as soluções de tesouraria e gestão de risco financeiro da SAP estão ganhando maior aceitação de empresas de todos os tamanhos na América Latina. Essas ferramentas de relatórios financeiros integrados simplificam os desafios associados a capital de giro, gestão de riscos e conformidade.

Dados financeiros mais detalhados

CFOs e gerentes de tesouraria podem aprofundar esses temas fazendo o download do relatório completo “Next-Generation necessidades de Cash Management (América Latina)” no site da SAP. Visite o Finance Solutions hub para ver por si mesmo como os outros estão implantando soluções financeiras simples da SAP para controlar a complexidade e se planejar em um futuro turbulento.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta