Soccer team in a huddle

O que são métricas humanas e qual sua importância?

17 de Dezembro de 2015 Por Ivy Leça 198

Qualquer coisa criada ou desenvolvida no mercado, sejam produtos ou serviços, tem como objetivo principal atender alguma necessidade humana. Seja para resolver um problema ou criar novas oportunidades, o foco está sempre nas pessoas. Por esse motivo as métricas humanas são tão importantes na concepção de qualquer inovação.

As métricas humanas são formas de medir e categorizar diferentes traços humanos, com o objetivo de compreender as diversas necessidades dos diferentes tipos de pessoas. A coleta dessas métricas e sua análise resultam em dados decisivos que podem definir o sucesso ou o fracasso de um produto, por exemplo.

Gestores podem considerar fatores humanos para garantir o melhor aproveitamento de suas reuniões, por exemplo. Selecionar um ambiente com temperatura agradável e bem iluminado para uma reunião matinal ajuda a realinhar os ritmos circadianos das pessoas, o que pode definir a produtividade do encontro.

Usando métricas humanas também é possível visualizar melhor a utilização de espaços. Criar uma área de múltiplos usos torna o local mais atraente para tipos diferentes de pessoas. Um exemplo é instalar uma cafeteria em uma livraria para que os leitores não precisem sair para comprar seu café.

Na área da saúde, as métricas humanas são essenciais para garantir a melhoria no atendimento aos pacientes. Com elas é possível desenvolver estratégias para a aplicação de novas mídias e da tecnologia na promoção do bem-estar físico e mental.

Um estudo recente do MIT Mobile Experience Lab demonstra como a tecnologia está se conectando as necessidades das pessoas por meio das métricas humanas. As pesquisas procuram compreender como os seres humanos querem trabalhar, interagir, relaxar, viver, e como a tecnologia pode ajudar nisso. O grupo de estudo realizou uma pesquisa no Massachusetts General Hospital, em Boston, para descobrir como informação, comunicação, entretenimento e qualidade ambiental afetam a experiência de reabilitação de um paciente. Trabalhando com pacientes selecionados, médicos e familiares ou amigos próximos, o grupo identificou um roadmap de produtos e serviços para melhorar a comunicação entre hospitais, pacientes e médicos.

Para desenvolver qualquer nova ideia de produto ou serviço é preciso considerar as métricas humanas para obter um resultado realmente útil para as pessoas.

Tags: ,

Deixe uma resposta