Soccer team in a huddle

SAP anuncia solução para acelerar a transformação digital das empresas

17 de Dezembro de 2015 Por SAP Notícias Brasil 159

SAP HANA Vora facilita ainda mais a análise de dados em tempo real, otimizando o armazenamento de dados e a entrega de informações

São Paulo – A SAP apresenta a solução SAP HANA Vora, uma inovação de computação em memória para Hadoop. A nova aplicação tem como objetivo simplificar a maneira como as empresas conduzem seus negócios no mundo digital. Com o SAP HANA Vora, os clientes poderão acelerar a análise de dados em tempo real, otimizar o armazenamento de dados e agilizar a entrega de informações de grandes bases de dados.

O SAP HANA Vora é um novo mecanismo de consulta em memória que explora e amplia a estrutura de execução da plataforma aberta para processamento de grandes volumes de dados Apache Spark para permitir análises interativas no Hadoop, plataforma que possibilita armazenar e processar Big Data em larga escala.

Segundo Alberto Oppenheimer, chefe de operações da SAP Brasil, quando as empresas iniciam suas jornadas de transformação digital, enfrentam obstáculos complexos para lidar com grandes volumes de dados, distribuídos por todos os cantos e que chegam de diferentes fontes e canais. “Tudo isso é agravado pela falta de percepção dos processos de negócios em várias fontes de aplicações empresariais, de análise, Big Data e Internet das Coisas (IoT). O Vora é capaz de integrar todas elas e melhorar, agilizar e tornar mais precisas as tomadas de decisão, elevando a performance”, explica o executivo.

A nova solução deve beneficiar clientes em vários setores onde é primordial a análise altamente interativa de grandes volumes de dados no contexto dos processos de negócios, tais como serviços financeiros, telecomunicações, saúde e manufatura. Ela pode ser especialmente benéfica em casos de:

  • Redução da frequência de riscos e fraudes, detectando anomalias em transações financeiras e em dados históricos dos clientes;
  • Otimização da banda de telecomunicações, analisando os padrões de tráfego para evitar gargalos na rede e elevar a qualidade dos serviços (QoS);
  • Manutenção preventiva e aprimoramento dos processos de recall de produtos, analisando, ao mesmo tempo, a lista técnica dos materiais, registros de serviços e dados de sensores.

“Como parte da nossa iniciativa Big Data, temos atualmente o Hadoop e o SAP HANA implantados em nosso ambiente de TI corporativo para ajudar a gerenciar grandes conjuntos de dados não estruturados”, diz Aziz Safa, vice-presidente e gerente geral da Intel, Aplicações Corporativas de TI e Estratégia de Aplicações. “Um dos nossos principais requisitos é ter a melhor análise de Big Data, mas garimpar esses grandes conjuntos de dados em busca de informações contextuais no Hadoop é um desafio. O SAP HANA Vora vai nos dar a capacidade de fazer processamento OLAP diretamente com esses grandes e ricos conjuntos de dados, in-memory e armazenados no Hadoop. Isso nos permitirá extrair informações contextuais e depois aplicar essas valiosas informações em nossos negócios.”

Deixe uma resposta