Soccer team in a huddle

Novas soluções da SAP para medicina personalizada aceleram análise de resultados clínicos e descobertas contra o câncer

12 de Janeiro de 2016 Por SAP Notícias Brasil 11

SAP Foundation for Health e SAP Medical Research Insights otimizam a manipulação de dados de pesquisas médicas, genomas e registros eletrônicos de saúde

São Paulo –  A SAP anuncia duas novas soluções para contribuir com o desenvolvimento da medicina personalizada: a SAP Foundation for Health  e a SAP Medical Research Insights. Desenvolvidas sobre a plataforma SAP HANA, elas facilitam a integração dos dados dos pacientes – dos biomédicos até os de prontuários médicos eletrônicos e testes clínicos -, fornecem análise em tempo real e geram relatórios que permitem aprimorar o atendimento a cada paciente.

Para Margareth Amorim, especialista em soluções para o setor de Saúde da SAP Brasil, a SAP Foundation for Health vai proporcionar uma alta capacidade para manipulação de dados vindos de pesquisas médicas, registros eletrônicos de saúde e sequenciamento do genoma humano. Por meio da plataforma de processamento de dados em tempo real, SAP HANA, pesquisadores e instituições já conseguem avaliar dados de pacientes instantaneamente e encontrar padrões em doenças e mutações genéticas.

A SAP Foundation for Health fornece um modelo flexível e extensível de banco de dados clínicos, gerenciamento da integração de dados e análises avançadas, em tempo real e em grande escala de informações estruturadas e não estruturadas.

Uma nova e já premiada solução médica 

Primeira solução executada sobre o SAP Foundation for Health, a SAP Medical Research Insights foi desenvolvida pelo SAP Innovation Center em estreita colaboração com o National Center for Tumor Diseases (NCT), na Alemanha, que realiza tratamento, pesquisa e prevenção do câncer.

A nova aplicação eliminou um processo demorado e complexo de pesquisa em vários bancos de dados, que incluía compilação de listas de pacientes, impressão de arquivos, verificação manual de critérios para estudos clínicos e análise individual de cada arquivo de paciente. Graças à velocidade proporcionada pelo SAP HANA e a um design simples, é possível um acesso fácil e seguro em tempo real a todos os dados dos pacientes e uma comparação de perfis a partir de várias fontes.

“As características da solução SAP Medical Research Insights garantem uma visão holística do paciente, mostrando o histórico médico em um formato cronológico, o que permite que os médicos tenham mais tempo para cuidarem dos pacientes ao invés de terem de lidar com volumes de papéis”, destaca Margareth Amorim.   “Também contribui para acelerar descobertas importantes para o setor, já que reduz significativamente o tempo de resposta das pesquisas médicas”.  

Já premiada com o Red Dot Design Award, a SAP Medical Research Insights traz benefícios para várias áreas:

  • Pesquisadores clínicos podem filtrar e agrupar pacientes usando vários atributos, identificar potenciais pacientes para estudos clínicos com base em certos critérios, realizar testes de Kaplan-Meier para avaliar a taxa de sobrevivência dos pacientes após o tratamento e visualizar em tempo real cronogramas de histórico clínico de pacientes individuais;
  • Profissionais de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de empresas na área de ciências da vida podem analisar rapidamente dados do genoma, proteoma e clínicos de várias fontes para maximizar as observações médicas e o desenvolvimento de biofármacos, dispositivos e serviços voltados para a medicina personalizada;
  • Pesquisadores clínicos e profissionais de P&D contam com uma visualização dos resultados de fácil compreensão que ajuda a identificar tendências e correlações entre populações específicas de pacientes e a selecionar coortes de pacientes para encontrar potenciais candidatos para projetos de pesquisa clínica.

Para obter mais informações sobre como o NCT (Centro Nacional de Doenças Tumorais na Alemanha) e a SAP estão inovando, acesse aqui.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta