Soccer team in a huddle

Gestão da cadeia de suprimentos é essencial para o crescimento das PMEs

1 de Março de 2016 Por Ivy Leça 108

Crescer é um dos principais (e primordiais) objetivos das PMEs. No entanto, à medida que os resultados aparecem, novos desafios surgem na gestão de um pequeno ou médio negócio: aumento da demanda, necessidade de ampliar e aumentar o estoque, melhorar o acompanhamento logístico, otimizar os processos de aquisição, enfim, gerenciar melhor toda a cadeia de suprimentos.

Planejando em longo prazo, é preciso obter um crescimento controlado, garantindo que a demanda seja atendida e a empresa continue a crescer de forma ordenada.

Soluções de gestão empresarial tornam-se aliadas para o ganho de eficiência e a redução de custo nos processos. Ao adotar uma solução tecnológica de gestão adequada, o responsável de supply chain conseguirá otimizar sua cadeia de suprimentos.

Com dados da cadeia de suprimentos organizados e integrados, todas as áreas da empresa conseguem obter a mesma visão do negócio, ampliando seu desempenho. Analisando os dados sobre estoque, por exemplo, o setor de Compras pode planejar as próximas aquisições, e a mesma informação permite que o Marketing planeje ações para dar giro aos produtos parados. Com os números sobre os resultados do setor de Vendas, a área de Logística poderá prever a demanda de trabalho e desenvolver um planejamento para otimizar essas entregas dos pedidos.

Como escolher uma solução de gestão para minha cadeia de suprimentos?

Um software de gestão da cadeia de suprimentos deve atender as três principais esferas de um negócio:

Financeira – auditoria de processos, controle de informações e gestão do fluxo de caixa.

Logística – gestão de estoque, produção e entregas.

Comercial – gestão da demanda, atendimento, controle de qualidade e controle de custos com o processo de vendas.

Entre os principais benefícios que um software de gestão da cadeia de suprimentos pode apresentar para uma PME, é possível citar:

* Integração automatizada de departamentos

* Informações e insights em tempo real

* Identificação e gestão de melhorias

* Otimização da experiência do cliente

Ao digitalizar e automatizar a gestão da cadeia de suprimentos, sua PME poderá otimizar processos e reduzir custos, além de obter uma visão mais completa do negócio para planejar os próximos passos para o crescimento.

Tags: , ,

Deixe uma resposta