Soccer team in a huddle

Quatro áreas nas quais a tecnologia pode alavancar o crescimento das PMEs

8 de Março de 2016 Por Ivy Leça 45

Crescer de forma contínua e ordenada é a meta da maioria das empresas, em especial das PMEs. Por contarem com uma capacidade de atendimento da demanda menor do que as grandes corporações, as pequenas empresas precisam de soluções que possam adequar constantemente o negócio à sua realidade atual.

Nesse sentido, as PMEs precisam tirar máximo proveito das opções tecnológicas que oferecem escalabilidade, permitindo otimizar tempo e produtividade sem aumentar drasticamente os custos.

Confira os quatro principais pontos em que os recursos tecnológicos podem ajudar no crescimento das PMEs:

Gestão de pessoas

A gestão da força de trabalho é um grande desafio para as PMEs. Com a implementação de softwares próprios, o RH consegue administrar melhor o ciclo de vida de um funcionário. Recursos de análise preditiva, por exemplo, ajudam a aperfeiçoar critérios de recrutamento e seleção de candidatos. Já os sistemas de análise de dados, permitem acompanhar o desempenho do funcionário, direcionando talentos para as melhores áreas ou identificando pontos de melhorias com treinamentos.

Gestão financeira

Se uma PME deseja crescer com controle claro sobre o retorno de seus investimentos, ela precisa investir em algo além de uma planilha. Uma solução de Big Data permite gerenciar uma grande quantidade de informações com agilidade e segurança. E um sistema contábil integrado aos outros setores do negócio pode beneficiar toda a gestão da contabilidade, tornando-a mais eficiente e valorizando seu custo-benefício, uma vez que o número de profissionais necessários pode ser reduzido e os dados são obtidos em tempo real.

Gestão de informações

Cloud Computing é a solução ideal para aumentar a produtividade por meio da mobilidade e integração de informações, além de reduzir gastos com hardware para armazenamento de dados. O responsável de Compras, por exemplo, poderá acessar em tempo real as informações de Vendas da empresa durante uma reunião e, assim, definir quais as melhores condições e a quantidade ideal para aquisição naquele momento.

Gestão de produção

Para a melhor gestão da cadeia produtiva, as PMEs podem contar com soluções de ERP (Enterprise Resource Planning). Esse tipo de sistema de gestão empresarial reúne todas as informações de todos os departamentos em um único local, permitindo aumentar a velocidade de comunicação e dos processos internos. Aliadas a outros recursos, como a tecnologia in-memory, soluções ERP podem auxiliar na gestão completa do planejamento do produto, ciclo de suprimentos, pedidos e aquisições e a logística e entrega. Dessa forma, a PME pode aumentar sua competitividade com processos de negócios integrados, rápidos e flexíveis.

Sua PME já está aproveitando os benefícios da tecnologia?

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta