Soccer team in a huddle

Cloud, o caminho do crescimento para a PME

10 de Março de 2016 Por Ivy Leça 115

Para acompanhar seu crescimento, negócios em ascensão necessitam de recursos e estratégias que ofereçam escalabilidade, flexibilidade e agilidade. Os benefícios das soluções de cloud computing são muitos, e quando se trata de PMEs, mais do que nunca a nuvem amplia oportunidades e aumenta o valor dos negócios.

Aumento da produtividade

Além da facilidade de implementação, as soluções em nuvem são simples de utilizar. Com menos upgrades para gerir, sem a necessidade de uma equipe de TI disponível para solucionar possíveis problemas com hardware e com plataformas realmente intuitivas, a nuvem proporciona uma ótima experiência para usuários com diferentes níveis de conhecimento tecnológico. Aliada a essa simplificação, a mobilidade proporciona mais agilidade para os colaboradores, permitindo que realizem as tarefas com muito mais velocidade e aumentando a produtividade de toda a cadeia de produção da empresa.

Maior segurança da informação

Dados em nuvem estão seguros de eventuais danos causados ao hardware ou riscos de perda por conta de falhas no software. Como a segurança da informação é um recurso essencial para os fornecedores dessas soluções, eles investem pesado nesse ponto. Geralmente os dados são replicados em servidores diferentes, dessa forma se houver qualquer problema com o servidor principal, o secundário pode ser acionado. Esse tipo de ação por conta própria seria inviável para uma empresa em crescimento.

Maior flexibilidade e escalabilidade

Uma das principais vantagens da migração para a nuvem para empresas em crescimento é a flexibilidade e escalabilidade desse recurso. O que isso significa? Como as PMEs contam com um orçamento reduzido, não é viável investir em uma infraestrutura robusta para suportar um crescimento planejado; no entanto, também pode não valer a pena investir em algo menor para mais tarde ter novos gastos com upgrade. A nuvem oferece a flexibilidade de adquirir o serviço de acordo com a demanda, pagando apenas o que é preciso usar, e com a possibilidade de ampliar a capacidade conforme o crescimento, pagando apenas pelo serviço, sem gastos extras, e de forma muito simples.

Redução de custos

Essa é provavelmente a maior vantagem para uma PME em crescimento. A possibilidade de trabalhar com uma economia escalável e reduzir custos é imensa. A implementação do sistema tem gastos iniciais mínimos, e entre os principais pontos de economia estão os gastos com:

Hardware: o serviço em nuvem não exige investimento em servidores e equipamentos;

Software: para manter um servidor local é preciso investir em softwares, como antivírus, além de licenças e suas atualizações. Com a nuvem, essa tarefa fica com o fornecedor;

Infraestrutura: sem servidores físicos, não é necessário manter uma sala com nobreaks e ar-condicionado ligados 24 horas. Há uma redução considerável de gastos com energia elétrica;

Equipe de TI: redução de gastos com tempo e esforço da sua equipe de TI.

Resta alguma dúvida de que a nuvem é o caminho para o crescimento da sua PME?

Tags: , ,

Deixe uma resposta