Soccer team in a huddle

SAP Forum Brasil – 20 anos transformando negócios

16 de Março de 2016 Por Ivy Leça 237

No último dia do SAP Forum Brasil, Cristina Palmaka, Presidente da SAP Brasil, subiu ao palco e iniciou o congresso relembrando os grandes destaques de conteúdo do primeiro dia e afirmando a importância do evento para o fortalecimento do ecossistema de negócios. “A tecnologia pode impactar qualquer segmento. A transformação e a simplificação andam muito próximas”, concluiu.

Em seguida, Cristina chamou ao palco José Davi Furlan, Cofundador do movimento Business Transformation Brazil, que deu um show de conteúdo, compartilhando dados e insights sobre como a transformação nos negócios está construindo novas organizações no século 21. “No século 21 o foco são experiências. Produtos e serviços são apenas meios”, disse. Sobre as tendências, Furlan elencou quatro pontos: “novos paradigmas: Internet das Coisas, capitalismo consciente, inteligência artificial e energia renovável”. Ele falou sobre a necessidade das empresas tornarem-se sustentáveis, não apenas ecologicamente, mas também econômica e socialmente. Para Furlan a transformação é disruptiva, mas cabe a nós decidir se isso é bom ou ruim. “Novas empresas e profissões vão surgir. Depende de nós escolher fazer parte dessa transformação ou viver no passado”, concluiu.

Para falar sobre como a tecnologia tem mudado o nosso dia a dia, inclusive o significado de trabalho com propósito, Cristina Palmaka chamou ao palco Miriam Branco, Diretora de Recursos Humanos do Hospital Albert Einstein. “Para o Hospital Albert Einstein a tecnologia é fundamental: são 12 mil colaboradores e 8 mil médicos”, contou. Miriam explicou como diferentes tecnologias, como Big Data, têm ajudado a instituição a gerir melhor sua força de trabalho, valorizando habilidades dos colaboradores. “A tecnologia é fundamental para entender os diversos talentos da organização”, afirmou.

Renato Camargo, Head de Fidelidade, CRM e Inteligência de mercado do Grupo Pão de Açúcar, subiu ao palco para falar sobre como novos recursos tecnológicos e ferramentas de gestão estão ajudando grandes marcas com o desafio da fidelização. “Como manter o cliente conosco? Diferenciação. Hoje caminhamos com foco no cliente”. Renato salientou que trabalhar o relacionamento é a chave para engajar os clientes. “Fidelidade é uma plataforma de relacionamento com o cliente. O CRM é essencial”. Com os recursos certos, o Grupo consegue desenvolver estratégias personalizadas, tratando cada cliente de forma única. “Nós trabalhamos fortemente com Big Data para suportar nossa imensa base de clientes”, explicou.

Continuando o Congresso, em primeira mão no SAP Forum Brasil Paulo Nigro, CEO da Aché, anunciou junto com Cristina Palmaka o projeto do site Eles Cuidam. A plataforma, que será lançada em maio de 2016, será uma comunidade para que pacientes entrem em contato com profissionais qualificados da área da saúde para esclarecer suas dúvidas. “Por mês, a população busca 80 milhões de vezes sobre saúde na internet. O problema não é o paciente buscar respostas, mas precisamos prover fontes confiáveis para ele”. Nigro também falou sobre como a Aché consegue gerenciar um grupo de 4 milhões de pessoas em seu programa de fidelidade.

No palco, o Prof. Virgílio Viana, Superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), falou sobre a crescente demanda socioambiental e como a tecnologia está ajudando a transformar a realidade das comunidades da Amazônia. Para o professor, quanto mais carente uma comunidade for, mais a transformação digital pode impactá-la positivamente. “Diante do quadro de pobreza do país e dos lugares distantes, a tecnologia pode ajudar e muito”. Virgílio alertou sobre a urgência das empresas se envolverem verdadeiramente com os compromissos ambientais. “Ou nós fazemos algo extremamente transformador pelo meio ambiente, ou logo não poderemos fazer mais nada”, afirmou.

Para encerrar as palestras da manhã, os visitantes do SAP Forum foram convidados a fazer uma pausa e observar o mundo sob uma nova perspectiva. A Monja Coen, Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista do Brasil, iniciou sua palestra com um exercício de respiração consciente. Coen falou sobre conexões: “a rede não está só na tecnologia, vivemos em rede o tempo todo”, explicou. Ela exemplificou de várias formas como a colaboração é benéfica para diferentes ecossistemas e, principalmente, para quem colabora com essa multiplicação de valores e ideias. “Quando penso no todo, no bem coletivo, eu posso beneficiar um sistema, que também me inclui”, disse. A Monja também afirmou que “se nós não abraçarmos a transformação digital, ela vai nos abraçar de qualquer forma” e convidou todos a refletirem sobre seu papel nesse mundo hiperconectado: “somos a transformação que queremos no mundo”.

Sala de Comando do Futuro

No showcase The Boardroom Redefined os visitantes puderam simular e dirigir seus negócios direto de uma sala de comando, na qual uma grande tela projetava informações em tempo real sobre todas as áreas da empresa. Uma plataforma inovadora e interativa, totalmente diferente das tradicionais planilhas e relatórios estáticos.

A Jornada do Cliente

Nesse showcase os visitantes conseguiram acompanhar uma nova jornada do cliente, totalmente conectada, do online ao offline, mais contextual e em tempo real.

O cliente interage nas redes sociais da marca e efetua uma compra diretamente por esse canal. Ele vai até a loja física retirar seu pedido e, chegando lá, uma tecnologia de localização indoor que pode monitorar e fornecer diversas informações sobre a movimentação do ponto de venda, como fluxo de pessoas, por exemplo, identifica o celular do cliente cadastrado no sistema. Dessa forma, o vendedor sabe no momento em que o cliente entra na loja qual produto ele veio retirar, além de outras informações com base no seu histórico de compras e perfil. Com isso, o vendedor pode oferecer uma experiência muito mais completa e cheia de valor para o cliente.

A 20ª edição do SAP Forum Brasil chegou ao fim, mas a jornada de transformação digital está apenas começando! A SAP Brasil agradece a presença de todos que fizeram dessa edição um momento único na história da SAP.

Tags: , ,

Deixe uma resposta