Soccer team in a huddle

A nova era da democracia digital na América Latina

4 de Abril de 2016 Por SAP Notícias Brasil 3

Ao participar do maior evento de tecnologia e negócios da América Latina na última semana em São Paulo, reservei um momento para refletir sobre a transformação que está ocorrendo em todo o mundo.

Ao mesmo tempo que somos indivíduos, também somos membro de inúmeras redes interconectadas. Somos todos parte das mudanças políticas, econômicas e sociais no mundo.

Pense no impacto da digitalização, como ela transforma a realidade econômica de regiões inteiras. No Brasil, por exemplo, 21% do PIB sofre impacto sobre a economia digital enquanto nos EUA e na Europa, esse impacto é de 30% a 35% do PIB. Isto significa que a economia digital deste país deve crescer cerca de 50% para alcançar o mesmo nível.

Acredito que os aprimoramentos digitais em nossa empresa podem melhorar a vida dos cidadãos, o que, por sua vez, melhora as condições da nação e contribui para a recuperação da economia. Tome como exemplo a Stara, uma fabricante brasileira de tratores e outras máquinas agrícolas. Ao longo da última década, esta empresa trabalhou com agronegócios, cooperativas e universidades para desenvolver o projeto de agricultura de precisão mais influente da América do Sul. O projeto é chamado Aquarius para refletir a nova era das práticas sustentáveis agrícolas que reduzem o desperdício e minimizam o impacto ambiental por meio da tecnologia IoT (Internet das coisas) e das análises de dados em tempo real.

A Stara é um exemplo de uma empresa de médio porte que se transformou de uma fabricante de máquinas para um negócio focado no aprimoramento dos resultados de seus clientes, o agronegócio. Usando tecnologia de ponta, eles se posicionaram com uma vantagem competitiva sobre os maiores agentes globais no segmento.

Oportunidade para todos

A beleza da tecnologia é que todos têm a mesma chance. Essa democratização de mercados nivelou o campo de atuação, abrindo novas possibilidades e criando mudanças de paradigma que estão revolucionando a maneira como fazemos negócios, impactando as vidas das pessoas e direcionando o crescimento econômico de maneiras nunca antes vistas.

O exemplo da Stara é particularmente relevante na América Latina, onde empresas de pequeno e médio porte representam a espinha dorsal da região. Micro e pequenas empresas representam quase 99% de todas as empresas brasileiras e contribuem com 25% do PIB do país. Estas empresas encaram muitos desafios mas, em um aspecto, elas têm uma enorme vantagem sobre as maiores empresas estabelecidas: 90% dos pequenos negócios começam sua jornada digital na nuvem. Startups e empreendedores não carregam o ônus dos sistemas legados que foram necessários para gerir os negócios na década passada.

Transcendendo os modelos antigos

É impossível atender a todas as necessidades urgentes dos negócios e da sociedade de uma vez, então em minha posição como Presidente Regional da SAP Latin America and Caribbean, mantenho o foco em três prioridades que ajudarão a direcionar a transformação digital e o crescimento econômico na região.

Educação é a primeira da lista e a principal. Devemos equipar os jovens com as ferramentas e as capacitações certas que assegurarão nossa futura força de trabalho. Em seguida, acredito que devemos oferecer suporte aos empreendedores de todas as formas possíveis, desde a orientação sobre tecnologia até a infraestrutura, para que eles se tornem os catalisadores da economia.  E, finalmente, oferecer suporte aos avanços na saúde, porque isso afeta a sociedade como um todo. Ao oferecer suporte à transformação digital da educação, do empreendedorismo e da saúde, estaremos não somente tornando o crescimento econômico mais fácil, como também assumindo nossa responsabilidade social.

A transformação digital não é uma visão de futuro, mas uma realidade. Estou entusiasmado no auxílio à transformação das empresas da América Latina, para que possam se reinventar e transcender paradigmas antigos e modelos de negócio ultrapassados para se tornarem verdadeiros revolucionários na era digital.

Claudio Muruzabal é presidente da SAP Latin America and Caribbean.
Imagem superior via Shutterstock

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta