Soccer team in a huddle

A impressão 3D está transformando o futuro das indústrias

5 de Abril de 2016 Por Ivy Leça 266

Imagine comprar um sapato pela internet e recebê-lo na mesma hora por meio de uma impressora 3D. Essa cena poderia ter sido tirada de um filme de ficção científica, mas pode se tornar realidade em um futuro próximo.

A impressão 3D está conquistando a indústria e transformando a manufatura tradicional e toda a cadeia produtiva das fábricas. Da fabricação de pequenas peças até o pós-venda, a impressão 3D oferece valor em todos os processos. Entre as principais vantagens dessa tecnologia podemos destacar:

Redução de custo e desperdício

A possibilidade de imprimir peças muito complexas de uma só vez, sem emendas, reduz consideravelmente o peso do produto final. Na indústria aeroespacial, isso também significa redução de custo, uma vez que somente a quantidade necessária de matéria-prima é utilizada e há pouco desperdício de material na produção.

Investimento único com maquinário

Com a mesma impressora é possível imprimir diferentes projetos e produtos, portanto não é necessário adquirir maquinários diferentes para uma produção variada.

Logística

Como as peças são criadas a partir de arquivos digitais, após a venda de um produto, seu projeto pode ser transmitido eletronicamente para a loja ou diretamente para a casa do consumidor e impresso pelo próprio cliente, seguindo fielmente o projeto inicial e eliminando a necessidade de logística.

Personalização

A impressão 3D oferece a possibilidade de personalização da produção. Uma indústria que vislumbra se beneficiar dessa vantagem, assim como o setor joalheiro e de próteses, é a de calçados. A Adidas está finalizando um protótipo de calçados de corrida com um solado impresso em 3D. O cliente precisará apenas correr um pouco em uma esteira na loja física, e em seguida um solado desenhado com base na sua pisada será desenvolvido, impresso e colocado no seu novo par de calçados personalizado.

Aos poucos a tecnologia de impressão 3D está se tornando cada vez mais acessível e eficiente, e a indústria já está estudando e explorando suas inúmeras possibilidades de utilização.

Tags: ,

Deixe uma resposta