MOOC do openSAP: Convite a todos os empreendedores em potencial

24 de Maio de 2016 Por SAP Notícias Brasil 15

O tópico sobre empreendedorismo é uma oportunidade imperdível de MOOCs (cursos abertos online em massa). Essa foi a minha primeira impressão quando soube do MOOC da Global Entrepreneurship Summer School (GESS) no openSAP, intitulado “Enabling Entrepreneurs to Shape a Better World”.  É uma experiência fenomenal em termos de criatividade – juntar pessoas supermotivadas das mais variadas disciplinas e nacionalidades em um ambiente virtual para compartilharem os sonhos que fazem seus corações baterem mais rápido. Conversei com alguns instrutores que compartilharam algumas perspectivas sobre a forma como a transformação digital está remodelando o empreendedorismo.

Compreensão do ciclo de vida

Nick Allardice, vice-presidente de Campanhas Globais da Change.org, ressalta que os empreendedores têm um papel fundamental na inovação, uma vez que as tecnologias avançadas aceleram os processos comerciais e a forma como as pessoas se envolvem em questões sociais. “Em nenhum outro momento da história foi possível ter um negócio, produto ou aplicativo alcançando bilhões de pessoas em questão de horas ou dias”, disse. “Ao mesmo tempo, há um elevado nível histórico de insatisfação com o status quo. Os empreendedores têm uma chance única de eliminar as lacunas existentes de uma maneira nunca antes vista, ajudando a remodelar a sociedade e provocando um impacto em nível global.”

Os participantes das sessões do Allardice aprenderão a criar conteúdo “que supera o cenário de falhas na comunicação e motiva as pessoas a tomarem decisões diárias”, disse ele.

Confiança nas parcerias

Ding Li, vice-presidente da Non-Profit Incubator (NPI), descreverá cinco etapas que os empreendedores podem seguir para começar um empreendimento de cunho social. “O papel do empreendedorismo social é subestimado no mundo de hoje. Precisamos mudar nossas ideias sobre os desafios complexos que encaramos atualmente, sejam elas incertezas econômicas, avanços tecnológicos ou questões ambientais”, disse ela. “Podemos combinar nosso conhecimento e nossa experiência para ajudar a sociedade a lidar com problemas urgentes, transformando todos eles em oportunidades que permitam ampliar a colaboração entre as agências governamentais, o setor privado e os empreendedores sociais.”

Não comece pelas ideias!

Klaus Sailer, professor da Universidade de Munique de Ciências Aplicadas, disse que empreendedores de sucesso combinam uma mente empreendedora com visão gerencial. “É importante não começar pelas ideias”, disse ele. “É mais importante se inspirar por uma visão de como seria um mundo melhor. Empreendedorismo é um processo de inovação caótico e dinâmico. Os empreendedores aprendem a viver com incertezas, uma vez que eles estão em um constante processo de transformação, fazendo ajustes ao longo do caminho para atingir os objetivos almejados. Queremos fornecer as ferramentas que ajudarão as pessoas a identificarem e entenderem um problema, criarem uma solução de forma colaborativa com equipes internacionais e desenvolverem um modelo de negócios concreto para mudar a sociedade.

Os participantes desse MOOC também podem se inscrever em uma sessão especial para desenvolver soluções para uma das questões mais comentadas na atualidade – a migração na China, na Europa e na América Latina. Esses alunos formarão equipes virtuais que receberão acompanhamento intensivo para construir sua ideia, incluindo a criação de um vídeo de apresentação e um plano de negócio. Eles também terão a chance de participar de uma competição entre modelos de negócios.

Observando a lista dos especialistas que ministrarão esse curso, fico ainda mais convencido de que os MOOCs estão entre as maneiras mais fascinantes de fazer a diferença por meio de aprendizado na próxima era digital.

Siga-me @smgaler

Tags: empreendedores, MOOCs, Massive_Open_Online_Courses, openSAP, GESS, China, migração, aprendizagem_online, inovação

Conteúdo relacionado:
Student Metrics Have Final Say in MOOCs Debate
How MOOCS are Disrupting Education
Share Economy Comes to Education: Notes from the MOOCs Experiment
Students Issue Report Card on MOOCs

https://player.vimeo.com/external/161008655.hd.mp4?s=a09fe4ff7a271e1e499acba7fe718dd86e3c2012&profile_id=174&oauth2_token_id=60920085

@opensap @SAP_Journalism @gesummerschool @Change @NickAllardice

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta