Soccer team in a huddle

Tecnologia da SAP facilitará a diversidade e inclusão em ambientes de trabalho

30 de Maio de 2016 Por SAP Notícias Brasil 16

Novos recursos da solução de gestão de capital humano SAP SuccessFactors vão apoiar a diversidade e a inclusão nas organizações 

São Paulo A SAP anunciou que desenvolverá novos recursos em sua solução de gestão de capital humano, SAP SuccessFactors HCM, para ajudar a elevar os níveis de diversidade no ambiente de trabalho das organizações. A iniciativa, que será baseada em tecnologia de mineração de dados e aprendizado automático da plataforma de processamento de dados em tempo real SAP HANA, vai ajudar as empresas a rever descrições de trabalho, avaliações de desempenho e outros processos para identificar potenciais preconceitos e sugerir mudanças que incentivem a igualdade.

Análises e relatórios sobre diversidade e inclusão estarão disponíveis para ajudar as organizações a identificar e rastrear onde existem preconceitos na contratação de talentos e gestão de processos — recrutamento, remuneração, sucessão e afins —, juntamente com orientações sobre ações a serem tomadas para abordar esses preconceitos.

“Equipes diversificadas possuem alto desempenho. Estamos sempre avaliando como tecnologias inovadoras de RH podem melhorar a vida profissional das pessoas”, salienta Roberto Spuri, vice-presidente de vendas de soluções de gestão de capital humano da SAP. O executivo destaca que as soluções SAP HCM simplificam e padronizam processos de RH para organizações em todo o globo. “Abordar a diversidade e focar a igualdade de oportunidades está dentro de nosso foco em serviços inteligentes integrados. As atuais e futuras inovações vão ajudar as empresas a criarem oportunidades para desenvolver culturas mais inclusivas, incentivando gestores e profissionais de RH a tomar decisões para o gerenciamento da carreira dos colaboradores”.

Diversidade e inclusão são fatores críticos para a competitividade em um mercado caracterizado pelo aumento da concorrência e escassez de mão de obra qualificada em muitos papéis. O uso da tecnologia para resolver problemas no ambiente de trabalho, tais como a desigualdade de gênero, não cresceu no mesmo ritmo da economia digital. De acordo com um relatório do McKinsey Global Institute, um total de US$ 12 trilhões poderia ser adicionado ao PIB mundial em 2025, ao se promover a igualdade das mulheres.

“Adotar perspectivas únicas dos nossos funcionários e promover um ambiente inclusivo, independentemente da cultura, etnia, idade, gênero, orientação sexual ou mental e capacidade física garantem à SAP uma rica fonte de inovação e nos permite compreender melhor as demandas de nossos clientes”, afirma Niarchos Pombo, Head de Diversidade e Inclusão para América Latina e Caribe da SAP. “Estamos implementando continuamente novas iniciativas para promover a diversidade dentro de nossa própria força de trabalho e estamos animados com as próximas soluções SAP SuccessFactors. Com a nossa tecnologia, podemos ajudar a gerar impactos positivos na mudança social e melhorar verdadeiramente a vida das pessoas”.

Colaboração de clientes para a causa 

A partir do Grupo Consultivo da SAP para Diversidade e Inclusão em Clientes, criado no início de maio, a SAP vai trabalhar com clientes e especialistas nesses temas para identificar como a tecnologia pode ser utilizada para apoiar a inclusão, com um foco inicial na equidade de gênero. Vários clientes globais em diversos setores, incluindo Erste Group Bank, McCormick & Company, New York Life, Royal Bank of Canada e Varian Medical Systems, vão contribuir para o desenvolvimento de novos produtos SAP SuccessFactors e recursos com foco na abordagem da desigualdade.

O grupo será auxiliado pelo conhecimento de especialistas em diversidade e inclusão, entre eles Elisabeth Kelan, professora doutora de liderança na Cranfield School of Management; Tinna Nielsen, fundadora do Move the Elephant para inclusão e jovem líder global no Fórum Econômico Mundial; e Tanya M. Odom, diretora de inovação e executiva técnica no The FutureWork Institute.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta