Soccer team in a huddle

Ceitec reduz custos de produção e agiliza a troca de informações com sistemas públicos

3 de Junho de 2016 Por SAP Notícias Brasil 4

Brasileira Ceitec é a primeira empresa pública do mundo a usar solução de SAP S/4HANA. Empresa, agora, tem informações em tempo real de seus negócios

São Paulo – A Ceitec, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), cuja finalidade é desenvolver e produzir semicondutores no Brasil, precisava de uma solução capaz de suportar seus processos de negócios e o crescimento previsto para os próximos anos.  Depois de realizar uma licitação, a Ceitec se tornou a primeira empresa pública do mundo a implementar a solução SAP S/4HANA.

“A Ceitec responde por projetos de grande impacto nacional e precisava garantir rastreabilidade e perfeita integração com os sistemas financeiros federais, como o SIAFI – Sistema Integrado de Administração Financeira”, afirma Ireneo Demanarig, assessor especial da presidência da empresa. “Também precisávamos de ferramentas que nos permitissem manter e atualizar nossas certificações de qualidade, nacionais e internacionais. Com a utilização das soluções SAP S/4HANA e Simple Finance, conseguimos implementar esses requisitos essenciais para o nosso negócio”.

Ireneo ressalta ainda o baixo TCO (total cost ownership) de implementação e manutenção de todo o sistema: “a plataforma SAP S/4HANA não exigiu nenhum investimento em ampliação da infraestrutura já existente ou contratação de pessoal especializado em TI”.

O líder do projeto de implementação, Daniel Rosa, salienta que a Ceitec, que mantém um centro de projeto de circuito integrado e uma fábrica de semicondutores, tinha de melhorar seu back office para concretizar o posicionamento estratégico que pretende atingir no mercado de semicondutores.  “Em empresas como a nossa, é vital dispor de uma visão clara de contratos, custeio além do sistema de gestão interno seguir as obrigações públicas e de conformidade com controles de produtos industriais”, explica. “Anteriormente, a troca de informações com outros sistemas do governo podia demorar dias. Agora, com a plataforma SAP HANA e o Simple Finance, contamos com muito mais rapidez, simplificação e agilidade. Tudo é feito em tempo real”.

O kick off do projeto aconteceu em 14 de abril de 2015, e o go live em dezembro do mesmo ano. “Utilizamos banco de dados HANA e hospedamos a solução na própria CEITEC”, comenta Daniel Rosa. Ele ressalta que a empresa aproveitou toda a expertise de best practices localizadas para o Brasil oferecida pela SAP. “Dessa forma, pudemos acelerar a velocidade de implementação, feita em um tempo recorde de apenas nove meses”.

O processo de implementação contou com o apoio do Solution Center Brasil da SAP e da área de Customer Care da SAP, além da participação de especialistas do SAP Labs Latin America. “A proposta de acompanhamento da SAP fez toda a diferença, complementado pela participação da integradora Meta, outro grande diferencial para o sucesso obtido”, observa Daniel Rosa.

“Investimos muito fortemente em conhecimento e suporte nessa primeira implementação do SAP S/4HANA e temos certeza de que a Ceitec se tornará uma referência de eficiência e inovação para outras empresas do setor público”, sintetiza Jackson Borges, diretor de serviços públicos da SAP Brasil.

Deixe uma resposta