Soccer team in a huddle

Aché Laboratórios migra plataforma de gestão para SAP HANA

15 de Junho de 2016 Por SAP Notícias Brasil 97

Performance das operações das empresas do Grupo ficarão mais rápidas. Redução no tempo do fluxo de caixa em algumas transações passou de duas horas para três minutos

São Paulo – Buscando soluções inovadoras e que atendam às crescentes demandas da organização, o Aché Laboratórios migrou sua plataforma SAP ERP para SAP HANA. A iniciativa teve por objetivo ampliar a performance das operações e facilitar os processos de organização da empresa 100% brasileira, líder em prescrição médica no Brasil, que conta com quase 4,5 mil colaboradores e tem uma receita bruta de R$ 5,16 bilhões.

Com o suporte do time de Consultoria da SAP, o projeto contou com o apoio das principais áreas de negócios do Grupo Aché: Biosintética, Magenta, Mafra e Propecus. ”Foram mais de 100 colaboradores envolvidos no projeto”, afirma Leandro Roldão, gerente de Projetos de Sistemas do Aché.  “Com a cooperação de todos, o GoLive aconteceu em apenas 4 meses”, complementa.

Segundo Leandro Roldão, o Aché já registra vários benefícios proporcionados pela nova plataforma SAP HANA. “Tivemos ganhos significativos no que diz respeito ao armazenamento de informações sobre os processos da cadeia de suprimentos; economia com licenciamento de banco de dados e enxugamento da infraestrutura necessária aos servidores”, aponta Roldão.

Outro impacto positivo para o executivo foi a melhoria da eficiência. “A redução no tempo do fluxo de caixa em algumas transações passou de duas horas para três minutos. A emissão de notas fiscais para a composição de transporte também foi reduzida significativamente. Outras vantagens foram registradas em alguns processos do fechamento contábil, que passaram a ser processados online, instantaneamente.

“Alinhados com a demanda do Aché de busca constante de inovação e diferenciadores de mercado, nossos experts, junto ao time do cliente, trabalhou em sintonia na implementação do SAP HANA (módulos Supply Chain / SAP Advanced Planning & Optimization e suite on Hana). Os resultados cumpriram prazos e custos previstos, atendendo às expectativas de negócio do Laboratório”, destaca Sergio Cruz, vice-presidente de Vendas de Serviços da SAP.

Orlando Cintra, vice-presidente de Vendas da SAP, destaca ainda que integrar e coordenar um projeto envolvendo um número tão grande de profissionais foi um dos maiores desafios apresentados pela migração. “Pela primeira vez no Brasil, houve a implementação de uma combinação de ferramentas em paralelo ao SAP HANA, que oferece funcionalidades de planejamento e otimização em diferentes processos de negócios, planejamento de demanda, abastecimento, planejamento de produção, programação detalhada das demandas globais disponíveis e gestão de transporte para a área de supply chain da companhia”. O GoLive aconteceu no dia 2 de maio e a solução está na  fase de operação assistida para reduzir custos.

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta