Soccer team in a huddle

Por que os Millennials não estão assumindo cargos de liderança?

16 de Junho de 2016 Por Ivy Leça 214

A recente pesquisa A generation of leaders, realizada pela The Hartford sobre liderança na geração Millennial, revelou que 80% dos Millennials se veem como líderes hoje e 77% deles almejam ser líderes amanhã. No entanto, apenas 33% dessa amostra acredita que “Oportunidades de liderança” são um grande atrativo para sua geração dentro de uma organização.

Alguns aspectos da economia atual podem ter contribuído para a baixa quantidade de líderes da geração Millennial:

* Demora na entrada no mercado de trabalho: diferentemente das gerações anteriores, os Millennials recém-formados estão demorando mais para entrar no mercado de trabalho, iniciando suas carreiras mais tarde e adiando sua ascensão a cargos de gestão.

* Empregos pouco qualificados: com as mudanças na economia mundial, muitos Millennials estão aceitando empregos com menor remuneração e fora de suas áreas de formação. Isso faz com que eles deixem de aproveitar e ampliar plenamente suas habilidades e conhecimentos.

* Também devido à economia, a geração de Baby Boomers está demorando mais para se aposentar, reduzindo assim o número de cargos de liderança disponíveis para a geração Millennial.

Além do cenário econômico, existem outras características de perfis que podem dificultar a promoção e a chegada dos Millennials aos cargos de liderança:

O sabe tudo

Se você sempre agir como se soubesse tudo, nunca irá aprender nada novo nem desenvolver novas habilidades, e certamente não ganhará a empatia de seus colegas. Procure substituir afirmações por questionamentos e depois demonstre sua opinião sobre o assunto. A curiosidade é altamente engajadora e poderá lhe trazer boas lições.

O que concorda com tudo

Acredite, discordar (com bons argumentos) do seu chefe pode ser o pontapé inicial para uma promoção. Um gestor não quer ficar cercado por colaboradores que obedientemente dizem “sim” e concordam com tudo que ele diz, pois sabe que são as pessoas questionadoras e que demonstram suas opiniões sem medo que vão encontrar falhas e pontos de melhoria e farão com que os mesmos sejam vistos e considerados.

O inexperiente

Assim como cada área de atuação exige diferentes capacidades de seus empregados, algumas habilidades podem ser mais úteis para o líder de um determinado segmento do que para outro. É importante descobrir quais são as competências mais valorosas para o papel de liderança que você almeja. Em seguida, procure adquirir e fortalecer essas habilidades.

Considerando a questão econômica e a reavaliação de algumas características, os Millennials podem ultrapassar os obstáculos para se tornarem líderes.

No entanto, se os Millennials acreditam que estão atuando em cargos de liderança, mesmo que as pesquisas não indiquem a promoção dessa geração em posições de gestão, talvez seja porque eles têm uma nova compreensão do que é ser um líder. A geração Millennial entende que liderança vai além de um título, eles podem liderar em diferentes cargos e realmente impulsionar o futuro das organizações em que atuam.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta