Soccer team in a huddle

Empatia é a chave para a revolução dos negócios segundo Bill McDermott, CEO da SAP

23 de Junho de 2016 Por Ivy Leça 100

Este ano no SAPPHIRE NOW, o maior evento global de negócios e tecnologia, Bill McDermott, CEO da SAP, definiu a visão da empresa sobre relacionamento com o cliente. “Isso é tudo sobre vocês, nossos clientes, e o que nos torna especiais é que nós temos uma aliança com vocês que é inquebrável”, disse McDermott.

McDermott falou sobre empatia e compromisso. “Tudo tem que começar com empatia com o usuário final e a experiência que eles estão recebendo da sua empresa”, disse ele. “Nós sentimos fortemente que o design thinking e a inovação são o caminho a seguir. Então, nós realmente entendemos que cada encontro com nossos clientes significa que temos de compreender os clientes deles. Nós temos que fazer o mundo funcionar melhor, temos que melhorar a vida das pessoas, um cliente de cada vez, e é esse o compromisso que ofereço a vocês hoje”, afirmou.

Esse compromisso com o usuário final é realmente poderoso, já que 76% das transações mundiais são executadas em um sistema SAP, totalizando cerca de US$ 39 trilhões no comércio global. Para o CEO os desafios e a imprevisibilidade da economia atual são um lembrete de que é o cliente quem determina se as empresas vão ganhar ou perder.

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro para melhor compreender como ele se sente, mas para isso é preciso conhecer o outro, é preciso dedicação para construir essa ponte. Para McDermott, absorver um feedback sincero inclui adotar uma abordagem empática de ser sempre curioso sobre o negócio do cliente.

Para manter a roda da inovação girando, em 2010 a SAP investiu US$ 50 bilhões para inovar seus negócios. Enquanto a maior parte foi orgânica, uma parte veio de fusões e aquisições. SAP HANA, o novo padrão para o banco de dados do século 21, é a chave para os grandes processos de inovação da companhia. A empresa reinventou sua suíte de negócios com S/4 HANA, permitindo que processos de negócios sejam simplificados mais rápido do que nunca, e ampliou a colaboração entre as redes de negócios com o potencial de SAP Ariba.

Bill McDermott prevê que nos próximos cinco a dez anos as mudanças serão muito mais impactantes e disruptivas do que nos cinco a dez anos que já vivemos, impulsionadas, principalmente, por tecnologias como Machine Learning, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada. “Eu acredito muito fortemente que as aplicações inteligentes mudarão fundamentalmente a maneira como você trabalha na empresa e a maneira como você colabora com seus parceiros comerciais”, concluiu.

O SAPPHIRE NOW ocorreu em Orlando e contou com mais de 30 mil participantes presentes e cerca de 300 mil assistindo em todo o mundo. Assista aos vídeos dos keynotes e reviva os melhores momentos do SAPPHIRE NOW.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta