Soccer team in a huddle

3 lições que a Netflix aprendeu com seus consumidores

4 de Julho de 2016 Por Ivy Leça 6

Os consumidores da nova era digital desenvolveram novos hábitos de consumo. Mais bem informados, eles estão cada vez mais exigentes e engajados, seja para elogiar ou criticar, e cientes do seu poder não apenas de escolha, mas também capaz de transformar o mercado.

Mesmo empresas que nasceram e se tornaram gigantes na Era Digital tiveram que se reinventar para atender as novas demandas. A Netflix é um dos maiores exemplos de negócios que entenderam a importância de manter o foco no cliente. Confira três lições que a Netflix aprendeu com os consumidores:

Mudança do modelo de negócios

A Netflix começou em 1998, como um serviço de aluguel de DVDs pelo correio. Alguns anos depois a empresa percebeu que era hora de buscar novas oportunidades e migrou seu serviço do físico para o digital, adotando um novo core business e tornando-se um dos maiores serviços de streaming de vídeo do mundo. Dessa forma, a Netflix fez mais do que uma reinvenção de processos, ela criou um modelo de negócios totalmente novo. Muitas empresas estão subindo seus negócios para nuvem a fim de oferecer diferenciais para seus clientes.

Mobilidade do serviço

Mas como a Netflix conseguiu atingir tanto sucesso oferecendo basicamente o mesmo produto que ela já oferecia? O grande diferencial é que todo o conteúdo da Netflix pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer momento, a partir de qualquer dispositivo. E é exatamente isso que os novos consumidores desejam. Eles não querem pagar por um serviço que só podem utilizar em um local e em um determinado momento. Assim como eles querem assistir filmes no sofá da sala e colocar as séries em dia no horário de almoço, eles também querem que outros serviços estejam disponíveis quando e onde for mais oportuno para eles. As empresas precisam ser móveis e omnicanais.

Experiência personalizada

Todo e qualquer serviço focado no consumidor deve ser simples e fácil de usar, deve permitir personalização e oferecer atualizações constantes. Acessando a Netflix com contas individuais, os usuários ajudam a definir seu perfil, o que permite que o serviço atue de forma mais inteligente, sugerindo filmes e classificando o conteúdo de acordo com o histórico daquilo que foi acessado previamente. A análise de dados está ajudando negócios de diferentes segmentos a entender melhor seus clientes e entregar uma experiência única para cada um deles.

O consumidor vai continuar a mudar suas preferências e hábitos, e as empresas precisam estar sempre atentas a essas mudanças. A maior lição que podem aprender é que nos negócios a transformação deve ser uma constante.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta