Soccer team in a huddle

Estre investe em tecnologia para aprimorar processos e adotar melhores práticas de gestão

27 de Julho de 2016 Por SAP Notícias Brasil 3

Com adoção de solução da SAP, empresa de gestão ambiental quer dar mais um salto de qualidade, reduzir custos e consolidar melhores práticas de gestão

Especializada em todas as etapas da gestão ambiental – da coleta à varrição, transporte, destinação, geração de energia, tratamento de influentes e reciclagem – a Estre Ambiental atua desde 1999 em todo o País. A empresa tem atualmente mais de 18.000 funcionários atuando nos setores público e privado atendendo mais de 14 milhões de pessoas com 22 unidades próprias e três grandes escritórios regionais nas cidades de Maceió, Ribeirão Preto e Curitiba, além do escritório corporativo em São Paulo.

Para dar continuidade a uma reestruturação iniciada em 2014, que já elevou significativamente seu faturamento, e que incluiu o saneamento de processos, redução de custos e consolidação de compliance e controles, a empresa assinou uma parceria com a SAP para implementação da solução de gestão SAP ERP on HANA. A escolha foi decidida depois de uma rigorosa análise entre os três principais players do mercado e o kick off do projeto aconteceu na última semana de maio.

“Para consolidar a reformulação, e dar um segundo salto de qualidade, suportando também nosso planejamento de crescimento, não podíamos continuar com o antigo sistema, que já contemplava um número grande de customizações”, afirma Rodrigo Cossovan, superintendente de Tecnologia e Finanças da Estre. “Decidimos começar do zero, com uma solução ERP capaz não só de garantir a melhoria de processos, evitando retrabalhos, como também de proporcionar melhores práticas de gestão”.

Para unificar as diferentes culturas da empresa, a Estre, que optou pela parceira da SAP, T- Systems, para a implementação do projeto, vai realizar kick offs em cada uma de suas regionais no País. “Já contamos com o envolvimento das regionais para a primeira onda de implementação, que inclui os módulos de Finanças, Controladoria, Compliance, Suprimentos, Comercial, Manutenção, Inovação (Mobilidade e Analytics), utilizando a plataforma SAP HANA”, diz Cossovan. O go live também já tem data marcada: 1º de janeiro de 2017.

Ronaldo da Matta, diretor de Vendas da T-Systems, revela que o projeto tem um modelo financeiro e técnico totalmente inovador no mercado. “Estruturamos um contrato que tratou os custos iniciais típicos de um trabalho dessa natureza, como Licenciamento, Serviços de Implantação, Infraestrutura (Hardware e Software) e Suporte, dentro de um modelo de contrato de full outsourcing de TI de longo prazo, 100% alinhado com a capacidade de pagamento da Estre Ambiental”.

A segunda onda está prevista para 2017, e a terceira e última, de gestão da cadeia do lixo propriamente dito, para 2018. “Contamos com o apoio da Prologa, parceira internacional da SAP, que tem em seu portfólio o fornecimento de soluções para o avançado programa de gestão da cadeia do lixo em muitas cidades da Europa. Representantes da empresa, inclusive, já estiveram em visita na Estre”, conta Cossovan. E revela: “Em três anos, deveremos estar com toda a nossa operação –  end to end –  SAP “.

Para o diretor de Vendas para Energia e Recursos Naturais da SAP, Cristiano Lamberti, a opção da Estre Ambiental pela plataforma da SAP para ser o alicerce do novo processo de transformação da empresa é um privilégio. “A proposta de valor do SAP on HANA casa totalmente com a avidez por boa gestão e com o viés inovador da atual gestão”.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta