Soccer team in a huddle

Como se destacar diante da concorrência com uma estratégia inteligente de diversidade e inclusão

29 de Agosto de 2016 Por Ivy Leça 41

Faz alguns anos que as palavras “diversidade e inclusão” vêm adquirindo maior popularidade no mercado. Por um longo tempo, essas políticas foram implementadas a fim de trazer uma maior equidade e complementar certos requisitos legais, mas não eram considerados os benefícios que elas poderiam trazer para o negócio.

Esse período ficou para trás. Hoje, a economia digital está nos dando muitas lições. As pesquisas mostram que:

* Ambientes de trabalho inclusivos aumentam em 39% a satisfação do cliente.

* Equipes lideradas por uma gestão com diversidade de gênero têm uma margem operacional 48% maior.

* Funcionários que sentem a liberdade para serem autênticos aumentam sua produtividade em 20%.

* Empresas que não focarem suas estratégias em Diversidade e Inclusão (D&I) perderão competitividade e, portanto, deixarão que a concorrência se aproprie de uma porção de sua participação no mercado.

Construir uma estratégia forte de Diversidade e Inclusão é fundamental para que qualquer empresa siga obtendo sucesso. Por essa razão o papel de Chief Diversity Officer se tornou tão popular na última década. Não é por acaso que 20% das empresas que fazem parte da lista Fortune 500 têm um Chief Diversity Officer em suas equipes, e que cada vez mais CEOs falem publicamente sobre o assunto. Uma estratégia forte de Diversidade e Inclusão é essencial para promover a inovação, aumentar a competitividade e estimular o crescimento.

“A crise dos refugiados”, “o ataque histórico à comunidade LGBT” ou “a falta de talentos étnicos diversos”: o tema principal pode mudar, mas todas as empresas estão navegando em um mar de questões relacionadas à diversidade, no qual os únicos que estão preparados para não afundar são aqueles que sabem como levar a cabo uma estratégia de D&I.

Na empresa onde trabalho, SAP, isso é levado muito a sério, o que é perfeito para os negócios e está fortemente conectado com a nossa visão: “Help the world run better and improve people’s lives” (Ajudar o mundo a funcionar melhor e melhorar a vida das pessoas).

Este artigo foi originalmente publicado por Niarchos Pombo, líder de Diversidade e Inclusão da SAP na América Latina.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta