Soccer team in a huddle

Colaboração é a chave para a transformação em Procurement e Supply chain

23 de Setembro de 2016 Por Ivy Leça 59

Como uma empresa pode alinhar os interesses e as demandas dos setores de procurement, supply chain e finanças? A resposta: colaboração. Somente com a implementação de ferramentas de colaboração é possível atender as demandas dos setores e garantir a eficiência de cada um deles.

Quando os setores de procurement e supply chain conseguem se comunicar com o restante da empresa, os processos são simplificados, se tornam mais rápidos e eficazes. Para realizar novas aquisições de suprimentos, por exemplo, é preciso que os setores tenham visibilidade sobre o sistema produtivo e a demanda de cada departamento da empresa. Dessa forma é possível definir um calendário de aquisições com itens que realmente atendam às necessidades das partes.

Se a ferramenta ideal de colaboração pudesse ser definida em uma palavra, seria: simples. A experiência do usuário final é um ponto base para o sucesso de um sistema colaborativo. Por isso é preciso focar em uma solução com processos claros e intuitivos, que seja simples de utilizar pelo profissional de finanças, de TI ou de procurement.

Centralizando as informações em uma única ferramenta de colaboração, todos os setores podem ter a mesma visão da empresa. E com uma só fonte de informações, fica mais fácil definir prioridades, encontrar soluções e medir resultados.

Soluções colaborativas para procurement e supply chain também impulsionam a inovação. Os setores têm a mesma visão, mas podem enxergar o cenário de formas diferentes de acordo com suas necessidades e objetivos. Eles podem compartilhar suas ideias e percepções, gerando insights preciosos de como melhorar os processos internos, trazendo como consequência a melhoria contínua do negócio.

Com tecnologias como cloud computing, além do potencial colaborativo, o setor conta com o poder da mobilidade. Enquanto um profissional está realizando uma negociação de aquisição ele pode “conversar” com os outros setores em tempo real, acessar informações de estoque e criar propostas mais vantajosas para o negócio com base em informações imediatas.

Utilizando soluções colaborativas sua empresa será capaz de destravar todo o potencial dos setores de procurement e supply chain.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta