Soccer team in a huddle

Quais indústrias serão completamente transformadas pela Realidade Virtual

30 de Setembro de 2016 Por Ivy Leça 46

A Realidade Virtual (RV) é a principal pauta no mundo corporativo atualmente (ou pelo menos deveria ser) e está se tornando um tema impossível de ignorar. Segundo uma pesquisa recente do grupo de análise de mercado SuperData, a indústria de Realidade Virtual deve gerar US$ 5.1 bilhões em 2016.

Já mostramos algumas previsões sobre as mudanças que a Realidade Virtual proporcionará para o mundo dos negócios, mas, em algumas indústrias especificamente, não será apenas uma mudança, mas uma grande transformação:

Jogos eletrônicos

Provavelmente a indústria mais envolvida com as possíveis aplicações da Realidade Virtual no momento seja a de jogos eletrônicos. A possibilidade de envolver o jogador e entregar uma experiência mais realistas de interação com a realidade apresentada no universo do jogo é o maior atrativo para que as empresas e desenvolvedoras invistam em pequenos “experimentos”. Atualmente existem muitos jogos que tentam incluir a Realidade Virtual como uma espécie de ferramenta em um determinado momento do jogo, mas ainda são poucos os jogos desenvolvidos especialmente para essa tecnologia. A tendência é que as grandes empresas de consoles e computadores para gamers invistam mais em recursos e acessórios de RV, de forma a torná-los mais acessíveis e populares.

Entretenimento e esportes ao vivo

Eventos ao vivo como shows, festivais, peças de teatro e jogos esportivos têm muito a ganhar com o uso da Realidade Virtual. Para elevar a experiência dos presentes, algumas organizadoras estão distribuindo kits com adaptadores para celulares que permitem transformar os aparelhos em óculos de RV. Basta que o espectador baixe o aplicativo do evento para ter acesso a uma visão 360º do local ou a conteúdos exclusivos. A realidade também pode mudar para quem está acompanhando o evento de casa, pois as empresas poderão oferecer um acesso exclusivo a conteúdos que permitam interação com RV.

Cinema

Esqueça o 3D, o futuro do cinema está na Realidade Virtual. As possibilidades de expandir a experiência do telespectador são muitas, mas existem alguns desafios também. Com a opção de explorar todo um novo universo, como conseguir manter o foco no enredo do filme? Outro ponto importante é que a Realidade Virtual não pode ser adaptada como um filme 3D, portanto, todo o projeto do filme precisa ser planejado e desenvolvido para esse fim.

Entretenimento adulto

Este bilionário mercado já passou por diversas adaptações graças aos avanços tecnológicos, em especial a popularização da internet. Agora a indústria do entretenimento adulto deve buscar inovação com o uso de RV. Existem muitos estúdios que já oferecem suporte para produções e alguns sites já estão testando a implementação da Realidade Virtual no seu conteúdo com o objetivo de oferecer uma experiência única.

Medicina

Outro segmento que caminha, ainda que lentamente, para a adoção da Realidade Virtual é a medicina. Já mostramos alguns exemplos de como a área está se beneficiando dessa tecnologia para atuar de forma mais segura. O uso de RV na medicina está voltado principalmente para treinamentos e simulações, pois coloca o profissional no cenário e na situação da forma mais real possível, sem comprometer a segurança de um paciente. Outra utilização é a apresentação de uma cirurgia para outros profissionais, que dessa forma podem acompanhar o procedimento e aprender com o que está sendo realizado sem estar no local, da forma menos invasiva possível para o paciente.

Educação

O uso da Realidade Virtual nas instituições de ensino podem ser um grande salto para a educação. Tanto para engajar os estudantes como para oferecer uma experiência mais rica em informações, a RV será uma poderosa ferramenta pedagógica. Alunos de um curso de inglês, por exemplo, poderão viajar virtualmente até a unidade da escola nos Estados Unidos e tomar um café com os outros estudantes locais, ou fazer um city tour pela cidade. Estudantes poderão visitar monumentos históricos enquanto aprendem sobre a história do seu país, tudo isso sem precisar sair da sala de aula.

Essas são apenas algumas das indústrias que deverão ser transformadas em médio prazo pela Realidade Virtual, mas podemos esperar muito mais. Qual é a sua previsão?

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta