Soccer team in a huddle

A Realidade Virtual vai redesenhar o futuro da arquitetura

5 de Outubro de 2016 Por Ivy Leça 51

A Realidade Virtual será o próximo grande passo para o futuro da arquitetura. A RV está transformando muitos setores, e a indústria da arquitetura sempre esteve em constante evolução, adotando novas tecnologias para abraçar projetos cada vez maiores e trabalhar de forma mais eficiente, inteligente e segura.

Um novo meio de compartilhar perspectivas

Projetos arquitetônicos podem envolver uma quantidade significativa de profissionais. Todos precisam estar alinhados com a ideia original e acompanhar o processo da forma mais clara possível para evitar erros de comunicação e, consequentemente, reduzir tempo e recursos. A RV permite visualizar todo o projeto sob uma mesma perspectiva, tornando possível um novo nível de colaboração. Um projeto em RV pode ser facilmente compartilhado e alterado, e seu resultado, visto em tempo real. Dessa forma, arquitetos, mestres de obra, equipe de marketing e mesmo o cliente final conseguem visualizar de forma realista o resultado final do projeto.

Uma nova maneira de projetar

As velhas pilhas de papel quadriculado poderão ser substituídas por um hardware simples e portátil. Além de todos os benefícios da facilidade de compartilhamento de um projeto arquitetônico em Realidade Virtual, os profissionais da área poderão simular a aplicação de materiais e acabamentos sem sair do lugar e sem gastar nada com isso. Em uma reforma o arquiteto não precisará redesenhar o imóvel, gastar horas transformando a planta em um arquivo 3D e depois desenvolvendo o projeto, pois com um simples scan da estrutura ele já terá o “esqueleto” do projeto pronto. Economia de recursos, tempo e esforços.

Um novo caminho para os profissionais do futuro

A Realidade Virtual aplicada à arquitetura também poderá mudar a formação de profissionais na área. A possibilidade de simular os processos da realização de uma obra sem os custos de investimento em materiais e força de trabalho reais será especialmente benéfica para a educação do setor. Com a Realidade Virtual, os arquitetos do futuro também poderão melhorar sua consultoria. Com essa tecnologia o profissional poderá visitar virtualmente a casa ou escritório do cliente para então apresentar suas propostas de reforma, por exemplo.

Uma nova maneira de vender um projeto

Imagine que em vez de apresentar imagens ilustrativas e desenhos da planta de um imóvel, a equipe de vendas possa oferecer aos interessados uma visita antecipada ao seu futuro apartamento. O cliente não precisará nem visitar o decorado, ele poderá fazer isso a partir de casa ou mesmo no trabalho. A Realidade Virtual tornará a experiência de compra de um imóvel mais próxima e pessoal para o cliente.

Com as possibilidades que a Realidade Virtual oferece, a arquitetura no futuro pode se firmar em uma base sólida para atender projetos incríveis e cada vez mais ousados.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta