Soccer team in a huddle

SAP é a primeira multinacional de tecnologia a receber o Certificado Global de Igualdade de Gênero

7 de Outubro de 2016 Por SAP Notícias Brasil 72

Empresa é reconhecida pelo compromisso e conquistas na área de igualdade de gênero em todo o mundo

São Paulo, 7 de outubro de 2016 A SAP se tornou a primeira empresa multinacional de tecnologia no mundo a receber o Certificado Global de Igualdade de Gênero (Economic Dividends for Gender Equality – EDGE). O reconhecimento se deve ao compromisso e ações da empresa para alcançar e manter a diversidade e a igualdade de gênero no local de trabalho. O Certificado EDGE, lançado no Fórum Econômico Mundial, é o principal padrão e metodologia que avalia o compromisso empresarial com a igualdade de gênero e é reconhecido por seu rigor e impacto nos negócios.

O processo de certificação da SAP em nível mundial teve início em março de 2016 — depois de ter se tornado a primeira empresa de tecnologia nos Estados Unidos a conquistar o Certificado EDGE no início do mesmo ano. A certificação global, que exige a inclusão dos países que compõem 80% da empresa, foi concedida pela EDGE Foundation após uma revisão e avaliação dos dados, práticas de gênero e políticas de emprego da SAP, além de entrevistas com funcionários em 12 países: Austrália, Brasil, Canadá, China, República Checa, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Japão, Cingapura e Reino Unido. Os critérios analisados incluíram recrutamento e promoção, treinamento para desenvolvimento de lideranças, tutoria, trabalho flexível e cultura da empresa.

“A SAP deve estar sempre na vanguarda para levar as empresas além do preconceito”, disse Bill McDermott, CEO da SAP. “Esse certificado global é um marco importante em nossos contínuos esforços para eliminar o preconceito no ambiente de trabalho. Estamos muito orgulhosos dos nossos investimentos em tecnologia e programas de inclusão. Esse certificado é mais um passo na nossa liderança em torno dessa questão fundamental, também voltada para ajudar o mundo a funcionar melhor e para elevar a qualidade de vida das pessoas.”

A SAP tem o compromisso da diretoria para ter 25 por cento de suas posições de liderança preenchidas por mulheres até o final de 2017. Esse compromisso tem sido reforçado por ações e, no segundo trimestre de 2016, as mulheres já representavam 24,1% da liderança da empresa e 32,5% de todos os funcionários.

“A igualdade de gênero é um elemento diferenciador estratégico, uma fonte de inovação e um agente impulsionador da receita para nossa empresa, o que vai muito além de ser apenas uma iniciativa de responsabilidade social corporativa ou simplesmente um benefício cultural”, destaca Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil. “Estamos orgulhosos do reconhecimento que conquistamos, e seguiremos empenhados em desenvolver uma cultura na qual funcionários de todas as origens possam progredir em suas carreiras. Queremos ser o modelo no setor de tecnologia, proporcionando oportunidades a todos gêneros e incentivando que todas as outras empresas queiram trilhar os mesmos passos.”

Segundo Aniela Unguresan, cofundadora da EDGE Certified Foundation, a comunidade de tecnologia em geral tem recebido historicamente baixas pontuações em temos de igualdade de gênero, porém a SAP está levando seus pares em todo o mundo a não apenas assumir um forte compromisso público, mas também a conduzir programas e esforços impactantes todos os dias. “Com esse Certificado EDGE global, a SAP continuará definindo padrão de igualdade de gênero na área de tecnologia. Reconhecemos os esforços da empresa voltados para induzir uma força de trabalho que promova a cultura da diversidade, da inclusão e da igualdade”.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta