Soccer team in a huddle

Tecnologia tornando cidades mais sustentáveis

7 de Dezembro de 2016 Por Ivy Leça 16

Copenhague atingiu recentemente um grande marco em sua jornada pela mobilidade urbana aliada à sustentabilidade: pela primeira vez na história, o número de bicicletas superou o número de carros rodando nas ruas da capital dinamarquesa. A notícia foi destaque pelo mundo e reacendeu a questão sobre como as cidades podem se tornar mais ecologicamente responsáveis sem abrir mão da comodidade e da qualidade de vida de seus cidadãos.

Algumas tecnologias já estão ajudando cidades ao redor do mundo a atingirem esse objetivo:

Conservação das vias

A Internet das Coisas (IoT) é uma das tecnologias mais promissoras para impulsionar as mudanças no trânsito das grandes cidades. Além da coleta de dados sobre os veículos, a IoT pode monitorar ruas e avenidas em tempo real, ajudando a criar um processo mais eficiente de conservação e manutenção das vias.

Limpeza e saneamento básico

Buenos Aires sempre sofreu com chuvas torrenciais, e as inundações e enchentes se agravavam com a infraestrutura antiga da região e a alta densidade populacional. Com um sistema integrado em nuvem e uma aplicação mobile, os gestores da cidade conseguiram agilizar os processos, permitindo desenvolver a aplicar um plano de ação em tempo hábil para garantir a limpeza das vias e dos sistemas de drenagem, reduzindo os riscos de enchente.

Iluminação pública

Iluminação inteligente é outro benefício que a IoT pode proporcionar para as cidades. Sensores capazes de regular a intensidade da iluminação conforme a necessidade ajudam na economia de energia elétrica sem deixar de atender a demanda da população.

O monitoramento remoto dos pontos de iluminação indica a necessidade de manutenção preditiva, garantindo que as luzes estejam sempre funcionando, aumentando o tempo de conservação de ativos e reduzindo consideravelmente os gastos com manutenção. Com soluções de gerenciamento de recursos, a cidade de Buenos Aires presta, de forma simples e ágil, assistência a mais de 700 mil ativos, incluindo luzes e postes.

Com as tecnologias em desenvolvimento e os novos recursos que vêm surgindo, a vida nos centros urbanos poderá se tornar melhor e mais sustentável, garantindo um futuro mais cômodo e ecologicamente responsável nas cidades.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta