Soccer team in a huddle

Transformação digital e o futuro da indústria de energia

14 de Dezembro de 2016 Por Ivy Leça 138

O futuro do setor de Energia é uma das principais preocupações das indústrias, e por boas razões, uma vez que o setor influencia indiretamente diferentes negócios.

Os desafios para as empresas do setor são muitos. Existe uma pressão cada vez maior pela busca de fontes de energia renováveis e pelo aprimoramento do armazenamento de energia. Consumidores cada vez mais exigentes querem ter acesso a informações claras e precisas sobre seu consumo, tudo de forma ágil e transparente. Órgãos reguladores exigem sistemas de medição mais inteligentes e dentro dos padrões.

Para atender essas demandas e prosperar, a indústria de Energia precisa abraçar a Transformação Digital. Com sistemas e gerenciamento digitalizados, as empresas poderão solucionar os problemas existentes, enfrentar outros desafios e gerar novas oportunidades de negócios.

Um levantamento realizado pela SAP e divulgado no e-book “SAP Mobile Solutions for Power Providers” revela que líderes da indústria estão utilizando tecnologia mobile, nuvem, Big Data e análise preditiva para atingir esses objetivos em quatro áreas prioritárias:

Experiência do cliente

Aplicações mobile estão ajudando a fidelizar clientes e realizar vendas em mercados competitivos, além de otimizar o consumo de energia em mercados regulamentados. Aliando tecnologia mobile e nuvem, as empresas conseguem oferecer uma experiência única, personalizada, contextual e disponível a qualquer hora e em qualquer lugar.

Para 72% dos executivos de serviços públicos as tecnologias móveis podem ajudar a melhorar o envolvimento do cliente, oferecendo ofertas específicas ao consumidor. Quando a empresa possui um sistema integrado que permite obter informações sobre o cliente, como perfil, histórico e preferências em tempo real em cada ponto de interação, o nível de satisfação sobe cerca de 7%, além de simplificar o trabalho da equipe de atendimento.

Otimização da Cadeia de Suprimento de Energia

Esses recursos tecnológicos permitem que os gestores tenham uma melhor visibilidade e colaboração em tempo real de toda a Cadeia de Suprimentos de Energia. Com uma fonte única de dados as informações ficam integradas, ajudando a reduzir custos, minimizar riscos e manter o fluxo de energia de forma otimizada. Para 84% dos executivos do setor, tecnologia móvel amplia a eficiência de suas empresas para alcançar alta produtividade e performance.

Eficiência operacional

Empresas estão transformando a forma como seus funcionários aprendem, trabalham e colaboram, melhorando a produtividade e a segurança. De acordo com 78% dos executivos, as tecnologias móveis estão melhorando o gerenciamento de carga de pico e a resposta à demanda, e 66% acreditam que as tecnologias móveis ajudam a evitar falhas. A tecnologia mobile também pode simplificar o dia a dia dos técnicos em campo: a análise preditiva permite que eles saibam onde atuar com manutenção preventiva, reduzindo o risco de falta de energia por problemas técnicos.

Rede inteligente

A tecnologia aplicada à indústria energética pode ir muito além. Com as aplicações corretas, é possível alterar a forma como os clientes consomem energia e garantir a entrega de energia sustentável.

Enquanto inovações energéticas surgem no horizonte, o setor de Energia precisa aprender a utilizar as tecnologias já existentes para otimizar seu serviço, fidelizar seus clientes, reduzir custos e, assim, manter acesa a luz para um futuro de energia sustentável.

Veja como a SAP está ajudando empresas do setor de Energia e serviços públicos a alcançar a excelência.

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta