Soccer team in a huddle

Como o CRM pode aumentar sua produtividade de vendas

30 de Dezembro de 2016 Por Ivy Leça 30

Se o seu trabalho exige acesso a muita informação, você conhece o valor de um programa robusto que permite gerenciá-la prontamente. O maior fator realmente recai sobre o recurso mais valioso: o tempo.

O software CRM, quando configurado e usado adequadamente, aumenta a sua produtividade. Ele também ajudará a reduzir o tempo gasto em tarefas administrativas monótonas, a criar um pipeline melhor de entrada de leads de vendas e lhe dará margem para ser mais criativo no desenvolvimento de relacionamentos com os clientes.

Confira como você pode usar uma boa tecnologia de CRM para facilitar a sua vida e fechar mais negócios.

Redução no tempo administrativo

Se você está sem um CRM ou usou, no passado, um ultrapassado e difícil de navegar, é possível que esteja hesitando em atualizar seu fluxo de trabalho. Ter que clicar em cinco telas diferentes apenas para inserir um nome do cliente e número de telefone que você poderia ter escrito parece desperdício de tempo.

Mas as boas soluções de CRM podem reduzir significativamente o tempo gasto na classificação de dados do cliente, e-mails e propostas. Com elas, sua equipe de vendas pode se comunicar mais rapidamente, gerenciar e acompanhar os próprios dados e conseguir o que precisam quando precisam. A chave aqui é procurar um CRM que seja intuitivo e que seja projetado para vendedores reais.

Identifique leads e feche-os quando ELES estiverem prontos

Todos nós já recebemos o e-mail ou a ligação telefônica de um vendedor bem-intencionado, mas na hora errada. Um bom CRM o ajudará a mover os clientes pelo pipeline quando eles estiverem realmente prontos para avançar com o seu produto.

Uma solução de CRM que oferece acesso rápido e fácil a dados essenciais sobre seus clientes mais leais e lucrativos ajudará a identificar os leads nos quais você deve se concentrar.

Entenda seus clientes e seus negócios              

A retenção de clientes é a métrica que muitas equipes de vendas não levam em conta. Não basta encontrar leads e fechar negócios se você os está devolvendo para o mundo, para que um concorrente experiente os atenda.

Para criar relacionamentos com os clientes, é preciso conhecer seus negócios mais a fundo. Observe como a empresa compra e vende e entenda a origem dos problemas.

Um bom CRM ajudará você a reunir e armazenar informações e a se preparar melhor para essas reuniões. Você poderá verificar o histórico da empresa do cliente, suas preferências e interações passadas. Com essas informações em mãos, o seu tempo de resposta será reduzido, mas demonstrará que conhece a empresa deles. Desenvolver esse relacionamento e visualizar oportunidades são uma empreitada altamente criativa, e é fundamental poder usar dados continuamente.

Bônus: ajude sua equipe a confirmar e comemorar seu sucesso

Vendedores adoram números, e os números da comissão são de longe seus favoritos, mas há muitas pesquisas que sugerem que também é importante ser reconhecido como bem-sucedido diante dos colegas e estar ligado a eles e a seu sucesso.

Usar um CRM inteligente e intuitivo pode ajudar na identificação de crescimento positivo de sua equipe. Um dos vendedores pode estar constantemente no topo e sua equipe se tornar a base para o seu sucesso. Mas quando um membro mais novo da equipe aumenta seu número de reuniões com clientes, confirmando isso publicamente, isso chama a atenção de outros membros da equipe.

Ao fazer com que seus colaboradores se sintam valorizados, você eleva o nível de engajamento dos colaboradores de toda a sua força de trabalho. Estudos mostram que equipes engajadas são consideravelmente mais produtivas e mais rentáveis. O reconhecimento público permite também que os profissionais de vendas tenham insights sobre o que os seus melhores representantes estão fazendo para alcançar o sucesso, com que tipo de cliente eles têm êxito e dos dados de vendas do principal representante em comparação com os deles.

Precisa de uma solução de CRM de nível empresarial a um preço para pequena empresa? Registre-se agora para ver uma demonstração do SAP Digital CRM, uma solução digital completa para vendas, marketing e serviços desenvolvida para equipes pequenas.

Tags: ,

Deixe uma resposta